Homem

29/10/2014 12:17 - Atualizado em 07/12/2016 12:58

Veja como funciona a ereção conforme a idade avança

Saber como funciona a ereção integra ação de autoconhecimento e de busca pelo prazer no sexo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fundamental para a satisfação na vida sexual, a ereção não é bem entendida pela maioria dos homens. Na realidade, poucos são aqueles que buscam compreender como funciona a ereção.

Fruto de um estímulo sexual que provoca uma resposta neurovascular, a ereção é influenciada por vários aspectos: orgânicos, hormonais, emocionais, de personalidade e comportamentais.

como-funciona-a-erecao

Como funciona a ereção?

De modo geral, quando os estímulos chegam ao cérebro, os corpos cavernosos do pênis se dilatam, permitindo o fluxo de grande quantidade de sangue no local. É a elevação do fluxo sanguíneo que garante a rigidez do órgão.

Portanto, para a ereção ocorrer, é necessária a contribuição de vários fatores envolvidos no processo. Veja quais são eles:

- Integridade das vias nervosas que transmitem o estímulo do cérebro ao pênis

- Funcionamento dos vasos sanguíneos do pênis

- Estímulo sexual

- Estado emocional.

Entender como funciona a ereção ajuda a melhorar vida sexual

Compreender como funciona a ereção pode ser uma medida importante para garantir uma vida sexual ativa e com níveis de satisfação elevados para o homem e sua parceira. Afinal, o processo é íntimo e particular a cada um, podendo ser estimulado por diferentes fatores.

Conhecer a si mesmo e estar em sintonia com a parceira são os primeiros passos para uma vida sexual ativa e prazerosa. Não deixe a falta de desejo abater de forma definitiva o seu relacionamento.

Dificuldade aumenta na terceira idade

A dificuldade para alcançar a ereção tende a aumentar com o passar do tempo. As primeiras queixas costumam ocorrer a partir dos 50 anos. Além disso, fica gradualmente mais difícil alcançar ereções consecutivas: enquanto um jovem pode levar 15 minutos após o primeiro ato sexual, um idoso pode precisar de um dia inteiro de intervalo.

Como as doenças que afetam a circulação - diabetes e hipertensão, por exemplo - fatalmente provocam dificuldade de ereção na terceira idade, é importante cultivar hábitos saudáveis ao longo de toda a vida. Praticar esportes regularmente e optar por uma alimentação leve, rica em frutas, legumes e nutrientes pode fazer a diferença no futuro.

Incapacidade de manter a ereção pode indicar disfunção erétil

Quando não é possível manter a ereção por tempo suficiente para completar o ato sexual, fica caracterizada a impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil. Para o homem acometido por esse problema, apenas entender como funciona a ereção não será suficiente para contornar o problema.

A estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia é de que, na faixa dos 40 anos, 30% dos homens não têm relações por falta de ereção. Na grande maioria dos casos, a impotência sexual é causada por problemas físicos. Os fatores mais comuns são:

- Problemas na circulação sanguínea

- Abuso de de remédios e de bebidas alcoólicas

- Doenças no pênis, fibrose, cistos ou tumores

- Distúrbios de caráter hormonal.

Atualmente, os pacientes contam com a possibilidade de usar comprimidos que provocam a vasodilatação das artérias penianas, melhorando a circulação de sangue dentro do corpo cavernoso do pênis e possibilitando uma ereção mais fácil.

Embora o uso desses medicamentos tenha se popularizado, é importante consultar um médico para entender os benefícios e possíveis riscos à saúde.

Agora já sabe como funciona a ereção? Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ