Homem

30/10/2014 09:11 - Atualizado em 01/12/2016 10:25

Veja como evitar os riscos da depilação masculina

Chance de ocorrer infecção não pode ser descartada ao optar pela depilação masculina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já faz algum tempo que a depilação deixou de ser um hábito apenas feminino. Antigamente, a maioria dos homens preocupava-se apenas com os pelos faciais, ignorando o restante do corpo. Atualmente, contudo, a realidade é outra: homens mais vaidosos buscam a depilação masculina a fim de se livrar dos pelos por motivos estéticos, de praticidade ou de higiene.

depilacao-masculina

Riscos da depilação masculina

Os principais riscos relacionados à depilação de modo geral - aqui incluídas a depilação masculina e a feminina - dizem respeito à possibilidade de infecções, pois o organismo fica vulnerável a vírus e bactérias, especialmente nas áreas mais sensíveis do corpo.

Isso acontece porque a depilação pode dar origem a machucados na pele e na raiz do pelo, favorecendo a entrada de micro-organismos em áreas profundas do organismo, até então inacessíveis.

Entre as possíveis complicações, estão o molusco contagioso, a herpes simples e até a hepatites, além das infecções por bactéria. Essas doenças podem surgir quando a depilação é feita sem seguir padrões de higiene ou quando há um pequeno machucado com sangramento nas proximidades da região depilada.

Além do risco de infecções, a possibilidade de que os pelos encravem também é real. Nesse caso, o pelo acaba crescendo de forma sinuosa e sem ultrapassar a pele, o que causa inflamações.

Precauções são essenciais na depilação masculina

As principais precauções a serem tomadas para evitar problemas como infecções dizem respeito a hábitos de higiene. Esteja atento aos métodos de depilação e aos riscos inerentes a cada prática:

- Fotodepilação

Ondas de luz pulsada destroem os folículos pilosos e os vasos que os nutrem. Se a prática não for realizada de maneira adequada, pode causar manchas e queimaduras.

- Depilação a laser

A energia emanada pelo laser “queima” os folículos. Queimaduras, lesões superficiais e manchas na pele também estão entre as possíveis complicações desse método. Não esquecer de aplicar bloqueador solar se a região depilada for exposta ajuda a prevenir problemas.

- Depilação com cera

Quente ou fria, a cera é aplicada e depois retirada, levando consigo os pelos pela raiz. Essa prática pode gerar microlesões e pelos encravados, além de queimaduras. É preciso estar atento à cera empregada, pois, se for reutilizada, existe o risco de que esteja contaminada pelo cliente anterior. A espátula utilizada para passar a cera na pele também exige cuidados, porque pode transportar vírus e bactérias.

- Depilação com lâmina

A depilação masculina com lâmina de barbear envolve alguns riscos devido à técnica utilizada, pois a lâmina afiada pode ocasionar acidentes. Microtraumas, coceira e empolação são algumas das complicações mais comuns. Depois de remover o pelo, procure lavar a área com água morna e sabonete hidratante. Aplicar um antisséptico para proteger contra possíveis infecções também é uma atitude recomendável.

Escolha deve ser pessoal

Basicamente, os pelos têm a função de proteger a pele da luz solar direta e diminuir a fricção nas axilas e partes íntimas, além de defender o organismo de agentes externos e possivelmente nocivos à saúde. Heranças de nossos ancestrais, os pelos perderam parte de sua aplicação prática com os hábitos do século 21 e a crescente modernização.

Influenciadas por padrões de comportamento, tabus e preceitos religiosos, muitas pessoas abrem mão de decisões unicamente pessoais. A escolha pela depilação masculina, seja ela íntima ou não, cabe a cada um. Buscar o conforto e o bem-estar pessoal - independentemente do que isso signifique para você - deveria ser o objetivo principal. De qualquer forma, seja qual for sua decisão, esteja atento aos hábitos de higiene para evitar complicações futuras.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
depilação
homens
cuidados com a pele
beleza masculina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ