Homem

04/01/2015 04:19 - Atualizado em 06/12/2016 10:00

Veja como evitar doenças de pele no homem

Doenças de pele também atingem os homens e é importante que medidas preventivas sejam adotadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O homem costuma ter a pele mais oleosa, naturalmente mais hidratada e, por consequência, passa por uma fase de envelhecimento mais lenta. Apesar disso, o público masculino não está livre de doenças de pele, o que exige adotar medidas de prevenção. O problema é que se cuidar não é uma prática adotada por todos os homens. Veja a seguir importantes dicas de atenção à sua pele.

doencas de pele

Doenças de pele comuns no homem

O estresse tem muita relevância quando o assunto é a saúde da pele masculina. Ele é uma das causas principais de doenças de pele, como eczema e psoríase. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

Eczema

É uma inflamação que acontece na pele por contato com algum agente irritativo ou que cause alergia. Tem como característica vermelhidão, inchaço, pequenas bolhas e secreção. Mais tarde cria crostas e acontece descamação da pele. Causa muita coceira durante todo o aparecimento da inflamação.

Psoríase

A causa não é totalmente definida, mas acredita-se que seja relacionada com um problema de imunidade. Gera lesões avermelhadas e descamativas principalmente no coro cabeludo, cotovelos, e joelhos.

O estado emocional do paciente interfere no tratamento. É uma doença de pele bastante visível e, por esse motivo, a pessoa costuma se isolar. Mesmo que ela não sendo contagiosa, o portador tende a ficar depressivo por causa de sua aparência.

Para evitar e solucionar esse problema, deve-se primeiramente seguir o tratamento pelo dermatologista. A tristeza, a raiva, o estresse e a angústia devem ser controlados para que o tratamento tenha maior resultado.

Atenção ao câncer de pele

Os homens são muito mais propensos ao câncer de pele, principalmente por não terem o uso frequente de protetor solar, o que as mulheres possuem um cuidado maior. Embora beneficiados por terem a pele mais oleosa devido à testosterona, nem todos dão a devida importância ao filtro solar.

Existem muitos tipos de câncer de pele, que é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Caso esteja com suspeita de alguma dessas doenças de pele, procure um dermatologista para um diagnóstico preciso, tratamento e controle do problema.

Cuidados diários para evitar doenças de pele

Mesmo que não gostem de se cuidar e não queiram dar atenção à pele, os homens precisam seguir uma rotina de cuidados para prevenir doenças de pele e complicações. Confira algumas ações importantes:

- Evite exposições exageradas ao sol

- Cuidados pós-barba é essencial para que haja regeneração da pele, caso esteja cortada pela ação da lâmina no rosto

- Procure se barbear sempre em um mesmo sentido, no que os pelos crescem, para que a pele não seja tão agredida

- Controlar a oleosidade da pele, que forma cravos e espinhas, com sabonetes líquidos suaves

- Evite estresse, muito trabalho e se sobrecarregar, um dos principais motivos das doenças de pele;
Passe filtro solar sempre.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
cuidados com a pele
saúde do homem
beleza masculina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ