Homem

24/01/2015 01:21 - Atualizado em 02/12/2016 07:34

Varizes nas pernas em homens: Conheça causas e tratamentos

A obesidade e o sedentarismo contribuem para a formação de varizes nas pernas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As varizes nas pernas não são apenas um incômodo estético. Elas mostram a presença de veias doentes, que podem causar dor e indicar um problema de circulação, como a insuficiência venosa crônica. As causas são variadas, mas com o tratamento correto e com hábitos saudáveis é possível combater o problema.

varizes nas pernas

Elas são comuns em ambos os sexos. Cerca de 25% das mulheres e 15% dos homens apresentam varizes nas pernas. Podem ser mais finas e arroxeadas, indicando que estão na fase inicial, ou ainda mais grossas e causando elevações na pele, que são veias maiores e que estão doentes há mais tempo.

As varizes são veias tortuosas e dilatadas, que surgem devido ao adoecimento dos vasos. Isso ocorre a partir do mau funcionamento das suas válvulas, fazendo com que o sangue não circule corretamente.

Causas das varizes nas pernas

As varizes nas pernas são resultantes de vários fatores que contribuem para a má circulação sanguínea. Uma das principais causas é a hereditariedade, pois a formação de varizes costuma ser uma tendência familiar. Um componente genético facilita o aparecimento das veias doentes em algumas pessoas.

A obesidade também contribui para a formação de varizes, pois quanto mais pesado for o corpo, maior a pressão sobre as veias. Outro fator é o sedentarismo: a falta de exercícios físicos dificulta o retorno venoso.

O cigarro também agride a parede dos vasos, aumentando os riscos de ficarem doentes. Ficar em pé por muito tempo, ou passar horas sentado com as pernas dobradas, também são riscos para a formação de varizes.

varizes nas pernas

Tratamentos para varizes nas pernas

Existem diversas medidas que ajudam a tratar as varizes nas pernas, dependendo de cada situação. Em casos mais simples, as meias compressivas são boas opções, devendo ser usadas durante todo o dia, principalmente nas horas em que se fica muito tempo em pé. As meias devem ser justas, mas não muito apertadas.

Outra dica para melhorar a circulação do sangue é deitar com as pernas levantadas acima do nível do coração. É indicado fazer isso pelo menos uma vez por dia, por 30 minutos. Alguns medicamentos também podem ser receitados para evitar que novas varizes apareçam.

Os tratamentos mais comuns são os cirúrgicos. Existe a escleroterapia, que é indicada para as varizes pequenas. O procedimento é feito com substâncias injetadas nas varizes, que causam esclerose (destruição e cicatrização) da veia selecionada.

A cirurgia a laser também é usada em varizes pequenas, consistindo na queima e destruição dos vasos. Já a cirurgia para retirada das varizes é indicada pra aquelas maiores e mais grossas, sendo feitas pequenas incisões para retirar toda a variz que está doente.

Se as varizes nas pernas não forem tratadas, elas podem ocasionar outros problemas, como trombose, flebite, úlcera, perda de pelos e inchaço excessivo nas pernas. Por isso, evitar o surgimento das varizes é muito importante. As chances diminuem parando de fumar, evitando longos períodos sentado ou em pé, controlando o peso e praticando exercícios regularmente.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para saber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde do homem
tratamentos
dor nas pernas
varizes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ