Homem

12/01/2015 12:19 - Atualizado em 02/12/2016 03:58

Urologia: Entenda o que a especialidade faz pela saúde do homem

Saúde genital do sexo masculino é foco da urologia, que também atende mulheres e crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Especialidade médica que trata dos problemas relacionados aos rins, bexiga, uretra e sistema reprodutor, a urologia é um campo de saúde para cuidados da mulher, mas principalmente do homem.

Para o sexo masculino, as preocupações relacionadas aos epidídimos, às vesículas do sêmen, à próstata, aos testículos, aos ductos e questões gerais sobre o pênis são estudadas e analisadas pelo urologista.

urologia

Urologia atende homens, mulheres e crianças

O médico especializado em urologia faz o diagnóstico, o tratamento e cirurgias relacionadas aos problemas urinários. Ele é também o responsável pela realização do exame preventivo do câncer de próstata. Apesar de ser considerado o especialista do homem, o urologista também cuida de mulheres e de crianças.

Quando o xixi na cama se torna uma patologia (a enurese noturna), é a ele que os pais recorrem. Cistites e infecções urinárias, comuns para o sexo feminino, também são acompanhadas por esse médico. Mas são as doenças, como cálculo renal, câncer no pênis e testículos, infertilidade e disfunção erétil, as tratadas com maior frequência pelos urologistas.

Os conhecimentos da urologia

São diversas as áreas às quais a urologia se dedica. Com maior foco no homem, essa especialidade faz avaliações sobre funções sexuais, regulação dos hormônios, reprodução e vários outros problemas.

Os estudos dos urologistas podem ser voltados à andrologia, às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), ao transplante de rins, a laparoscopia, a urolitíase, a uroneurologia, a uro-oncologia e também questões urológicas pediátricas e femininas.

Na andrologia, é tratado o sistema reprodutor do homem, a função dos hormônios e transtornos relacionados ao sexo. Nessa área, também são estudados o Distúrbio Androgênio do Envelhecimento Masculino, a infertilidade e a ejaculação precoce.

Quanto às DSTs, são avaliados problemas como herpes, verrugas nas genitálias, sífilis, gonorreia e outras doenças. A laparoscopia diz respeito a um procedimento cirúrgico invasivo que mostra os órgãos em tamanho ampliado. O transplante renal estuda o funcionamento dos rins e realiza procedimentos e cirurgias.

A urolitíase (ou endourologia) faz o tratamento de pedras nos rins, ureter ou bexiga. Na uroneurologia, são estudadas as doenças urinárias que surgem de problemas neurológicos. Já a uro-oconlogia é responsável pelos cuidados e trato de tumores urológicos, como câncer de próstata, de bexiga, dos testículos e do pênis.

A urologia feminina cuida dos problemas referentes às mulheres, como a incontinência urinária, as infecções da urina e a cistite. Na parte pediátrica, o médico foca a criança, que costuma desenvolver doenças como a fimose, o tumor de Wilms e a enurese noturna.

Por que os homens procuram o urologista?

A maior procura pela urologia parte de homens com dúvidas sobre a próstata e problemas sexuais. Em geral, eles recorrem ao auxílio médico para realizar procedimentos como a vasectomia, a verificação do câncer prostático e problemas relacionados à ereção ou fertilidade.

Após os 40 anos, o sexo masculino tem maiores chances de desenvolver o tumor na região da próstata, por isso o urologista faz o acompanhamento (geralmente anual) através de exames como o Antígeno Prostático Específico e o de toque retal. Quando diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer pode ser curado.

Já na terceira idade, a área faz tratamentos para disfunções eréteis e para deficiência androgênica, repondo hormônios e tratando de problemas do pênis e referentes à atividade sexual.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde do homem
saúde
sistema urinário
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ