Homem

06/05/2015 04:43 - Atualizado em 11/12/2016 11:51

TPM masculina? Homens também sofrem com alterações hormonais

TPM masculina é o nome alternativo dado à Síndrome do Homem Irritável, uma disfunção hormonal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As mulheres sofrem muito com as alterações nos hormônios, mas os homens não estão livres do sufoco, inclusive de uma TPM masculina. Comum do sexo feminino, TPM significa tensão pré-menstrual e, como o próprio nome diz, precede o período da menstruação. Mas, se os homens não menstruam, o que seria a TPM deles?

Para os homens, o equivalente da TPM feminina é a Síndrome do Homem Irritável (SHI). Assim como nas mulheres, apresenta sintomas bem expressivos que afetam principalmente o humor.

Causada por fatores emocionais e estresse, a TPM masculina acontece quando há uma baixa nos níveis de testosterona, levando a irritabilidade, tendências compulsivas e abalo emocional.

O que acontece na TPM masculina?

Nenhum homem se imagina passando por uma TPM masculina, mas ela de fato existe. Não é como a feminina e tem muitas diferenças. Porém, a semelhança dos sintomas faz parecer que o homem também tenha sua versão do período de “tensão”.

tpm masculina

Foi um pesquisador do Conselho de Pesquisa Médica da Escócia, Dr. Gerald Lincoln, que estudou com profundidade a Síndrome do Homem Irritável. O médico fez estudos com carneiros e descobriu que, no inverno, eles tinham os níveis de testosterona reduzidos em até 90%, demonstrando maior irritação, agressividade, emotividade extrema e confusão.

Devido à semelhança com os sinais manifestados pelas mulheres antes do início de um novo ciclo menstrual, a síndrome recebeu o nome alternativo de TPM masculina. Apesar de a agressividade estar associada aos altos níveis de testosterona, a falta do hormônio também se mostrou um fator potencial para o instinto agressivo.

Na maioria dos casos, a SHI acontece quando o homem passa por situações de trauma, como morte de pessoas queridas, estresse no ambiente de trabalho, problemas no casamento ou transtornos que levem à redução da testosterona.

Esses fatores marcam a principal diferença entre a TPM masculina e a feminina: enquanto a delas acontece mensalmente, a deles não tem período específico para ocorrer.

Os principais sintomas apresentados pelos homens que passam pela SHI são a irritabilidade, a alteração de humor, o desânimo, a insônia, o estresse e a perda de apetite.

Tratamento para a TPM masculina

Um dos problemas que mais incomodam durante a TPM do homem é a impotência sexual provocada pela redução da testosterona. Além da síndrome e de seus sintomas típicos, também podem acontecer alterações psicológicas que levam à interferência na sensação de prazer e bem-estar.

Para tratar a Síndrome do Homem Irritável, é necessário consultar um endocrinologista ou outro médico especializado na saúde masculina. A base do tratamento é feita com reposição de hormônios e terapia, a fim de garantir estabilidade emocional durante o período.

Além da SHI, o homem também pode desenvolver sintomas semelhantes ao da TPM na andropausa, a “menopausa masculina”. Nesse caso, os sinais são ainda mais característicos e, geralmente, ocorrem após os 40 anos, quando a testosterona é naturalmente reduzida do organismo.

Nesse caso, os sintomas duram pouco e passam com os anos, conforme o organismo masculino se adapta às mudanças hormonais. Com as doses extras de hormônio, o tratamento busca criar um equilíbrio biológico para conter os sinais.

Você conhece alguém que sofra de TPM masculina? Conte para nós! E não esqueça que sempre tem novidade aqui no Vivo Mais Saudável para melhorar sua qualidade de vida.

TAGS
estresse
fatores emocionais
irritabilidade
hormônios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ