Homem

28/10/2014 02:27 - Atualizado em 10/12/2016 01:12

Tipos de câncer de próstata: saiba mais sobre cada um deles

Diferentes tipos de câncer de próstata podem determinar a gravidade da doença. Entenda como eles se dividem

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de próstata é um dos mais frequentes tipos de câncer na população masculino, e se difererencia dos demais tulmores por sua lenta evolução e manifestação dos primeiros sintomas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele).

Mais do que qualquer outro tulmor, o câncer da próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

tipos de cancer de prostata

Tipos de câncer de próstata

Alguns tipos de cancêr de próstata  podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Os tumores da próstata apresentam diferentes graus de agressividade. Tal como em outros tumores, quanto mais “diferenciadas” forem as células tumorais, menos agressivo será o tumor. Quanto “menos diferenciadas” (menos parecidas com as células normais, menos “evoluídas”) forem estas células, mais agressivo será o comportamento do tumor, ou seja, mais rápida e mais grave será a sua evolução.

A escala mais usada para determinar os tipos de câncer de próstata e sua agressividade é o escore de Gleason. Este escore varia de 2 (câncer não agressivo) até 10 (tumores muito agressivos).

Os princiapais tipos de câncer de próstata são:

Adenocarcinoma

O Adenocarcinoma é um dos tipos de câncer de próstata mais frequentemente encontrado e representa mais de 95% dos casos desse tipo de tulmor. O Adenocarcinoma é originado a partir do desenvolvimento das próprias células da próstata. Estas células, por motivos não totalmente conhecidos (genéticos, influenciados por factores ambientais, da alimentação, por tendência familiar, entre outros) originam células cancerosas, que crescem e se reproduzem a um ritmo muito maior do que as células normais, aumentando progressivamente de número e, consequentemente, de tamanho e agressividade do tumor.

Neuroendócrino (TNE)

O Neuroendócrino é um dos tipos de câncer de próstata bastante agressivo, que normalmente não apresenta grande alterações nos níveis de PSA, e que apresenta história, evolução e tratamento distintos.

Sarcomas

Os sarcomas são mais raros e incidem frequentemente na crianca e no adulto jovem.

Carcinomas

Chamamos de Carcinoma um dos tipos de câncer de próstata que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos. No caso da próstata, os Carcinomas são mais frequentes no idoso e se o diagnóstico não for realizado precocemente,o prognóstico é muito perigoso.

Carcinoma de células transicionais (TCC)

Carcinoma de células transicionais (TCC) primário de próstata é um câncer distinto que tem sido reconhecido com frequência crescente, respondendo por 1 a 4% dos casos de tulmores de próstata.

De acordo com o Instituto de Câncer do Brasil – Inca, a estimativa para 2014 é que cerca de 68.800 homens sejam diagnosticados com o cancêr de prostata.

Gostou do texto acima? Deixe o seu comentário aqui e na nossa página do facekook

TAGS
novembro azul
tipos de câncer
câncer de próstata

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ