Homem

08/03/2015 09:45 - Atualizado em 06/12/2016 11:44

Sedentarismo agrava sintomas de doenças renais

Doenças renais causam fortes dores e prejudicam funções importantes do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os rins desempenham um papel importante no organismo. Eles são responsáveis por eliminar resíduos tóxicos, controlar o volume dos líquidos e filtrar o sangue estão entre algumas delas. Devido à importância desses órgãos, prevenir problemas e estar atento a sinais de doenças renais é fundamental.

O desempenho dessas funções pode ser reduzido quando os rins apresentam problemas. As doenças podem ter origem imunológica, inflamatória, infecciosa, neoplástica, degenerativa, congênita e hereditária.

doencas renais

Atenção aos sinais de doenças renais

Localizados ao lado da coluna vertebral, os rins eliminam substâncias tóxicas resultantes do metabolismo corporal e produzem hormônios que atuam na formação de glóbulos vermelhos, no metabolismo do osso e no controle da pressão arterial. Além disso, mantêm o equilíbrio entre água e sais minerais no organismo.

Tendo isso em vista, é preciso sempre observar a urina - volume, cor, cheiro e maneira como é eliminada. Quantidades diárias entre três a quatro litros, por exemplo, acontecem no diabetes e podem ser indício de outras doenças renais.

Dores, ardência, urgência para urinar e xixi em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, também são sinais de que você deve procurar um médico. Inchaço nos pés, nas mãos e nos olhos, além de dores nas costas ou nos flancos, também devem ser observados com atenção.

Os principais fatores de risco para quem sofre de doenças renais são hipertensão, diabetes, idade acima de 60 anos, doença cardíaca ou cardiovascular e histórico de problemas renais na família. O diabetes, por exemplo, tem o sedentarismo como uma das principais causas e pode levar a quadros de insuficiência renal.

Entre as principais doenças renais, estão infecção urinária, insuficiência renal, doença renal crônica e cálculo renal.

Doenças renais em homens

Uma das doenças renais mais conhecidas, o cálculo renal - popularmente conhecido como pedra nos rins - é um quadro agudo mais comuns entre os homens que entre as mulheres. Esse problema provoca fortes dores, consideradas o mais próximo que um homem pode chegar das dores do parto.

As pedras nos rins se formam no momento em que a urina apresenta quantidade anormal de alguma substância. Cálcio, oxalato e ácido, por exemplo, podem se aglutinar, formando pequenos cristais que se transformam em pedras.

Mesmo quando um cálculo renal é eliminado, é possível que ocorra uma nova crise. Essa possibilidade chega a 80% entre os homens e quase metade disso em mulheres. No entanto, os médicos ainda não encontraram a razão para essas circunstâncias.

Entre os principais sinais da doença, estão dores intensas que se espalham pela região abdominal, dor ao urinar, náusea, vômito, febre e urina com sangue ou cor anormal. Se alguns desses sintomas forem percebidos, é indicado consultar um especialista.

Alguns fatores contribuem para o aparecimento do problema. Adultos acima de 40 anos são mais suscetíveis ao desenvolvimento de pedras nos rins, principalmente os homens. Histórico familiar, obesidade, beber pouca água e consumir proteína, sódio ou açúcar em excesso também são fatores de risco.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
rins
cálculo renal
infecção urinária
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ