Homem

02/01/2015 04:20 - Atualizado em 03/12/2016 11:28

Saúde do homem: Visitar um médico é medida preventiva

É importante agir preventivamente para que a saúde do homem seja mais bem cuidada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sexo masculino, por natureza, não é muito afeito a assumir as suas fragilidades. No entanto, a saúde do homem é posta em risco com essa atitude, que impossibilita o diagnóstico precoce de algumas doenças.

Em uma pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo, os resultados mostraram que 60% deles só buscam o médico quando uma doença está em estado avançado e requer tratamento intensivo ou intervenção cirúrgica. E você? Se encaixa nesse perfil? Saiba como cuidar melhor da sua saúde.

saude do homem

Por que cuidar da saúde

É comum que os homens sejam, inclusive, levados pelas mães, esposas ou filhas ao médico. Poucos são os que fazem o acompanhamento preventivo. O comportamento que compromete a saúde do homem vem originalmente de duas razões: medo ou questões culturais.

Consultas e exames devem ser encarados como um meio de proteção, não de terror por encontrar algo maligno presente no organismo.

Dermatologistas, oftalmologistas, urologistas, otorrinolaringologistas, ortopedistas, cardiologistas e clínicos gerais são alguns dos especialistas que podem auxiliar o homem a encontrar uma melhor qualidade de vida.

Saúde do homem: Cuidados devem começar cedo

A saúde do homem costuma causar preocupação após os 40 anos. No entanto, é muito importante que, desde os 18, ele passe por exames e consultas periódicas. O check-up clínico e cardiológico feito todos os anos é fundamental para evitar complicações no futuro.

O adiamento pela busca de um especialista, ignorando sintomas iniciais de diversas doenças, é a principal causa de graves danos patológicos e problemas crônicos.

Entre os homens, as doenças mais comuns são as relacionadas ao coração, às articulações, à respiração e ao câncer. Os exames gerais costumam ser eficientes para diagnosticar diversos transtornos. Por muitas vezes não apresentarem sintomas ou serem leves, alguns males generalizados somente podem ser combatidos através da prevenção.

Preservando a saúde do homem

Existem várias maneiras de cuidar da saúde do homem. Uma alimentação saudável, a manutenção do peso e a prática de atividades físicas regulares são as principais formas de evitar doenças. Além dessas medidas, não consumir álcool, drogas e tabaco faz com que o organismo permaneça mais puro e limpo.

Alguns exames preventivos devem ser feitos anualmente, principalmente após os 30 anos de idade, para auxiliar na manutenção da saúde do homem.

Entre eles, estão o teste oftalmológico para verificar a visão, o odontológico (que deve ser feito de seis em seis meses) e o exame de sangue para múltiplos diagnósticos (funcionamento hepático e renal, níveis de colesterol, marcadores de tumor, parasitologia, infectologia e glicemia).

Além desses, medir a pressão arterial e realizar um eletrocardiograma ou teste de esforço são atitudes fundamentais para verificar o funcionamento do coração.

Entre os procedimentos mais importantes para manter o homem saudável, está o exame de prevenção da próstata. Ele consiste em um teste sanguíneo, o Antígeno Prostático Específico (PSA), e um de toque retal.

Avaliados em conjunto, eles indicam alterações na região da próstata e previnem o câncer da região, um dos mais recorrentes no sexo masculino. Pessoas com histórico da doença na família devem iniciar os cuidados já a partir dos 25 anos, seguindo orientações médicas de como se prevenir.

Que tal cuidar melhor da sua saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
prevenção de doenças
check-up
medicina
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ