Homem

21/01/2015 01:18 - Atualizado em 03/12/2016 11:08

Saiba quais são as principais doenças do pênis

Doenças do pênis podem ser causadas por inflamações, infecções, traumas, tumores ou problemas hereditários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O apreço pelo órgão genital é bastante comum no sexo masculino, mas nem sempre os cuidados com a saúde recebem a mesma atenção. Isso acontece porque muitos homens não conhecem a maioria das doenças do pênis e nem os perigos que elas representam.

O órgão pode ser afetado por vários tipos de doenças, como inflamatórias, infecciosas, traumáticas, tumorais, congênitas ou hereditárias. Suas causas, sintomas e tratamentos também são variados, mas podem gerar alterações estruturais ou funcionais, causando dificuldades em funções como urinar e manter relações sexuais.

doencas do penis

Principais doenças do pênis

Fimose

Uma das doenças do pênis mais conhecidas é a fimose. O problema é diagnosticado quando o prepúcio (a pele retrátil que cobre a extremidade do pênis) não consegue se retrair completamente para expor a glande (cabeça do pênis). Isso ocorre porque o prepúcio possui uma abertura muito pequena para a passagem da glande, originando a fimose.

A doença, se não tratada, pode causar um estrangulamento da glande, impedindo o fluxo venoso e linfático ou mesmo prejudicando a higiene adequada do local.

Balanopostite

Essa doença é provocada por fungos ou bactérias que causam uma inflamação na cabeça do pênis e no prepúcio. Seus sintomas são dor, vermelhidão e edema, podendo levar a uma constrição da uretra e dificuldade para urinar. A balanopostite, se não tratada, pode causar outras doenças mais graves, inclusive o câncer do pênis.

Disfunção erétil

Também chamada de impotência sexual, ocorre quando o homem não consegue manter a ereção do pênis e ter uma relação sexual normal.

A disfunção erétil pode ser causada por problemas orgânicos ou psicológicos, tendo seus riscos aumentados por maus hábitos, como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, ter uma alimentação desequilibrada, ou desennvolver doenças, como a hipertensão arterial e o diabetes.

Doença de Peyronie

Essa é uma das doenças do pênis pouco conhecidas. Se caracteriza pelo surgimento de placas fibrosas no tecido conjuntivo do órgão, que fica com uma curvatura anormal quando ereto. Ocorre ainda dor e, nos estágios mais avançados, disfunção erétil. O tratamento para essa doença é a cirurgia.

Câncer do pênis

O aparecimento de tumores no pênis não é algo comum, mas pode ocorrer. Geralmente, a parte afetada do pênis é a base da sua cabeça. Um dos primeiros sinais da doença é o surgimento de uma ferida avermelhada e sem dor. O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento eficaz.

Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças do pênis mais conhecidas são as sexualmente transmissíveis. Uma das mais comuns é a infecção pela clamídia, que causa a inflamação da uretra, ardor ao urinar, coceira no pênis e dor nos testículos.

Outras doenças sexualmente transmissíveis são a gonorreia, que causa corrimento uretral amarelado, queimação e ardor ao urinar, o herpes genital, que acomete a pele e as mucosas do pênis e as verrugas genitais causadas pelo vírus HPV.

Já a sífilis, além de lesões no pênis, também pode afetar órgãos vitais, como o coração, vasos sanguíneos, cérebro ou medula espinhal.

Prevenção das doenças do pênis

As doenças do pênis que são causadas por anomalias congênitas, genéticas ou hereditárias não podem ser evitadas. Outras delas, como as transmitidas pelo contato sexual, são facilmente prevenidas com o uso da camisinha. Fazer a higienização íntima corretamente e ficar longe de maus hábitos também é uma forma de evitar algumas doenças.

Além disso, fazer consultas e exames periódicos é essencial para manter uma vida saudável e sem doenças. E vale lembrar que em caso de qualquer sintoma ou sinal incomum é indicado procurar um médico o quanto antes.

Que tal apostar na sua saúde e seguir essas dicas? Então, deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
homem
pênis
prevenção de doenças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ