Homem

18/01/2015 05:32 - Atualizado em 06/12/2016 05:27

Saiba como prevenir e enfrentar as principais doenças do homem

Álcool, cigarro, má alimentação e sedentarismo estão ligados às principais doenças do homem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A saúde masculina é ameaçada por diversos problemas. Entre as principais doenças do homem, o câncer de próstata é a que causa maior preocupação, principalmente pelo polêmico exame preventivo que envolve o toque retal. No entanto, essa não é a patologia que mais acomete o sexo masculino. Uma série de outras doenças deve ser levada em conta, já que têm uma incidência ainda maior. Confira.

Principais doenças do homem

Quais são as principais doenças do homem?

Pressão arterial elevada é o principal fator que desencadeia o acidente vascular cerebral (também chamado de AVC), uma das principais doenças do homem. Mais comum em idades avançadas, ela acontece quando há um derrame no cérebro, paralisando a circulação de sangue.

Os vasos que permitem o fluxo sanguíneo à região cerebral se rompem fazendo com que a pessoa sofra danos irreparáveis que podem causar a morte. O AVC é prevenido mantendo o controle da pressão, tratando diabetes, problemas cardíacos, reduzindo o consumo de álcool e cigarro, bem como praticando atividades físicas e tomando hábitos saudáveis no dia a dia.

Outra das principais doenças do homem, a doença cardíaca isquêmica mata mais de 180 mil pessoas no Brasil todo ano. O sexo masculino, com maior frequência na faixa dos 70 anos, foi o mais afetado pela enfermidade.

Decorrente de problemas como colesterol alto, glicose, pressão alta, obesidade e vícios, essa doença é um das causas da angina e do infarto. Para preveni-la, é necessário manter uma alimentação saudável, repleta de verduras e frutas, combinada à prática de exercícios físicos diários. Fazer os exames de rotina também é uma forma de combater o problema.

Álcool é um dos problemas

Consumir álcool em excesso é um dos fatores envolvidos em algumas das principais doenças do homem. No Brasil, entre 5% e 15% dos homens enfrentam o alcoolismo.

Além da debilidade extrema que o álcool provoca, o alcóolatra acaba se tornando violento, agindo com imprudência e desencadeando uma série de outras doenças que podem levá-lo à morte.

Depressão tem tratamento complicado

De gravidade variável, a depressão está entre as principais doenças do homem. Não são apenas as crises depressivas que integram o quadro de depressão, mas também os transtornos unipolares e a distimia, os quais configuram problemas mentais sérios. São questões sociais e financeiras as maiores responsáveis pelo surgimento da doença nos homens.

O álcool contribui para o desenvolvimento do problema e para agravá-lo. O tratamento da depressão deve ser feito com paciência e acompanhamento psicológico e psiquiátrico. A prevenção se dá no cotidiano, mantendo-se longe de vícios e estabelecendo uma rotina saudável.

Gostou das dicas? Então coloque em prática nossos conselhos: pratique mais exercícios físicos, alimente-se com maior sobriedade. Ah, não esqueça de deixar um comentário e curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
homem
avc
doenças cardíacas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ