Homem

29/09/2014 01:24 - Atualizado em 09/12/2016 05:39

Saber como melhorar a qualidade do esperma ajuda no sonho de ser pai

Métodos de como melhorar a qualidade do esperma resolvem problemas da infertilidade

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por muito tempo, a infertilidade masculina foi considerada um mito: a dificuldade em engravidar era sempre atribuída à mulher. Ainda hoje, alguns homens veem como uma afronta à masculinidade o fato de serem requisitados espermogramas (exame do esperma) ou ser cogitada a possibilidade de infertilidade masculina.

como-melhorar-a-qualidade-do-esperma

Gradualmente, no entanto, essa situação tem mudado. Hoje em dia, muitos homens interessam-se em saber como melhorar a qualidade do esperma.

Por que saber como melhorar a qualidade do esperma

A principal causa da infertilidade masculina é a baixa produção ou a produção inadequada de espermatozoides. A ciência ainda não descobriu - e portanto é teoricamente impossível - uma maneira comprovada de aumentar o número de espermatozoides no sêmen.

No entanto, as outras causas comuns de infertilidade têm tratamento: processos inflamatórios, disfunção hormonal e varicocele podem ser revertidos.

Embora não seja possível aumentar o número de espermatozoides, é possível cultivar hábitos saudáveis a fim de manter a qualidade do esperma e contribuir, assim, para gravidez da parceira. Reunimos uma lista com práticas simples para você saber como melhorar a qualidade do esperma. Confira.

Como melhorar a qualidade do esperma

- Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Em excesso, o álcool reduz a quantidade de espermatozoides e diminui o que pode ser chamado de impulso sexual”, interferindo negativamente na fertilidade masculina. O acetaldeído, substância que faz parte do metabolismo do álcool, é tóxico para o esperma.

- Pare de fumar

O consumo de tabaco pode reduzir a quantidade e a mobilidade dos espermatozoides, aumentando o risco de anormalidades do esperma e de defeitos genéticos no embrião. A recomendação também é válida para a futura mãe: ambos devem tentar parar de fumar se pretendem engravidar.

Trata-se de uma recomendação comum a qualquer pessoa que procure uma vida mais saudável, também sendo útil a quem quer saber como melhorar a qualidade do esperma.

- Diga não às drogas

O uso de maconha, por exemplo, pode diminuir a libido e reduzir a quantidade de espermatozoides. Além disso, foi comprovado que a cocaína, mesmo quando usada “recreativamente”, pode ser responsável por um comprometimento irreversível no túbulo seminífero, região do testículo onde são produzidos os espermatozoides.

- Mantenha uma alimentação variada e rica em nutrientes antioxidantes

O zinco, o folato (ácido fólico) e o ómega-3 são vitaminas essenciais ao desenvolvimento de espermatozoides saudáveis.

Alimentos ricos em antioxidantes também são recomendados, como amoras, alho, couve, morango e ameixa, entre outros. Beber pelo menos dois litros de água é recomendável para quem deseja saber como melhorar a qualidade do esperma.

- Faça sexo diariamente

Estudos apontaram que ejacular diariamente pode melhorar a qualidade do esperma. Uma explicação para isso pode estar no fato de que os espermatozoides acumulados durante dias podem apresentar mais deformações, pois ficam expostos a radicais livres durante o tempo em que ficam armazenados no saco escrotal.

No entanto, essa recomendação é válida apenas para o momento em que a sua parceira estiver ovulando. Manter o hábito diário por muito tempo pode reduzir o número de espermatozoides.

- Emagreça

A recomendação é válida se você for obeso. Um estudo francês apontou que homens obesos têm esperma até 20% mais pobre em espermatozoides em comparação a homens com o peso ideal, o que pode ter impacto direto sobre sua fertilidade.

Saber como melhorar a qualidade do esperma pode não ser totalmente eficaz para que a gravidez aconteça. Mas, mesmo que o homem não apresente um esperma com espermatozoides em número suficiente para engravidar de forma natural, isso não significa que é impossível ter filhos.

Inseminação artificial e fertilização in vitro são métodos indicados nesse caso. Procurar ajuda especializada - tanto você como a sua parceira - é fundamental para garantir uma gravidez saudável.

Gostou da matéria? Comente o que achou! Quer mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook.

TAGS
esperma
saúde
fertilidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ