Homem

18/02/2015 10:13 - Atualizado em 05/12/2016 02:20

Ressaca do Carnaval: Previna-se das doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis podem causar desconforto e comprometer a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É durante o Carnaval que muita gente esquece da regra básica para o sexo seguro: o uso da camisinha. A consequência desse lapso pode resultar em problemas para os meses seguintes ou para a vida inteira. Saiba mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

doencas sexualmente transmissiveis

Doenças sexualmente transmissíveis nem sempre têm sintomas

O mais preocupante é que nem todas as DSTs apresentam sintomas. Ainda assim, elas podem ser transmissíveis.

Como não aparecem sinais no corpo - como alterações na genitália e no sistema reprodutor - essas doenças deixam de ser tratadas. Por isso, caso você tenha feito sexo sem camisinha, aguarde alguns dias e procure os serviços de saúde, mesmo se você estiver aparentemente bem.

Principais doenças sexualmente transmissíveis

Algumas doenças sexualmente transmissíveis apresentam sinais bastante característicos. Conheça algumas delas.

Clamídia

A clamídia está entre as DSTs mais comuns e é causada por uma bactéria. Por não apresentar sintomas imediatos, é facilmente retransmitida. Porém, é preciso ficar atento a ela, já que as consequências da contaminação vão desde desconforto até a infertilidade.

Nas mulheres, podem ocorrer dores abaixo do abdômen e durante o sexo, além de corrimento. Já nos homens, corrimento peniano e dor nos testículos estão entre os principais sintomas.

Gonorreia

Considerada a segunda das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, a gonorreia também tem como causa uma bactéria, e o tratamento é difícil. A exemplo da clamídia, os sintomas, por serem semelhantes a dezenas de outras doenças, dificultam o diagnóstico.

Corrimento peniano ou vaginal com sangue, movimentos intestinais com dores, dor ao urinar, hemorragia menstrual e testículos inchados podem caracterizar a gonorreia.

Herpes genital

Causada por um vírus, o herpes genital está entre as doenças sexualmente transmissíveis que podem causar surtos de pequenas bolhas na zona genital. A pessoa que hospeda o vírus pode passar por várias fases da doença. As complicações são raras, porém o desconforto é bastante significativo.

Entre os sintomas estão febre e formigamento ou sensação de queimadura na área genital. Bolhas avermelhadas e dolorosas podem aparecer não só na região, mas também em coxas, nádegas e ânus. Dor ao urinar e corrimento vaginal são outros sintomas.

Aids

A mais temida entre as doenças sexualmente transmissíveis é causada pelo vírus HIV. Quando a pessoa é infectada, o sistema imunológico começa a ser atacado e ocorre a incubação do vírus. Por isso, o organismo leva de três a seis semanas até manifestar os primeiros sintomas.

No início, a Aids é semelhante a uma gripe, pois apresenta febre e mal-estar. Em geral, é durante as fases mais avançadas da doença que aparecem sintomas mais intensos. Portanto, é preciso fazer exames de HIV para verificar a existência do vírus. Com o devido tratamento, a pessoa infectada pode levar uma vida normal.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dst
sexualidade
camisinha
Carnaval

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ