Homem

08/11/2015 02:26 - Atualizado em 28/11/2016 09:14

Reconheça os sintomas da andropausa

A diminuição na produção da testosterona pode causar desconforto nos homens.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os sintomas da andropausa ainda não são muito conhecidos pelo público masculino. Esse período é caracterizado pela queda nos níveis hormonais - algo semelhante à menopausa feminina. O problema pode afetar a qualidade de vida do paciente, mas a boa notícia é que o desconforto pode ser controlado.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em 2015, revelou que três em cada dez homens atribuem os sinais da andropausa ao estresse ou ao excesso de responsabilidades no dia a dia. Apenas 15% deles sabem que o período pode ser responsável pelos sintomas.

senhor preocupado com sintomas da andropausa

Conheça 4 sintomas da andropausa

Os sintomas da andropausa tendem a afetar homens a partir dos 40 anos, etapa em que o corpo começa a diminuir a produção da testosterona, o hormônio masculino. Os desconfortos podem variar de pessoa para pessoa e acabam sendo confundidos com outros problemas, fazendo com que muitos pacientes não busquem ajuda.

1. Cansaço

Muitos homens acabam não associando o cansaço contínuo aos sintomas da andropausa. Eles encaram o problema apenas como "idade", ou o próprio estresse do dia a dia.

2. Diminuição do desejo sexual

A perda da libido é um dos principais sintomas desse período. Em alguns casos, pode ser acompanhada da disfunção erétil.

3. Alterações de humor

Irritabilidade constante e perda rápida da paciência também são consideradas sinais de andropausa.

4. Perda de massa muscular e aumento da gordura corporal

Essa é uma das principais queixas, especialmente entre homens que levem um estilo de vida saudável e valorizem a estética. Mesmo mantendo bons hábitos, como levar uma dieta regrada e praticar atividades físicas, a perda de massa magra e o acúmulo de gordura abdominal podem acontecer.

Saiba Mais
Andrologia: Conheça a especialidade médica que cuida do homem
TPM masculina? Homens também sofrem com alterações hormonais
Descubra como avaliar o seu nível de disfunção erétil

Reposição hormonal controla o quadro

Em alguns casos, os sintomas da andropausa podem ser minimizados com ajuda da reposição hormonal. O hormônio sintético é encontrado em gel, pílulas ou injeções.

No entanto, o tratamento deve ser indicado e acompanhado por um médico especialista, já que cada paciente responde de uma forma diferente ao produto. Para indivíduos com insuficiência cardíaca, problemas de coagulação ou predisposição a tumores, a reposição não é indicada.

A eficácia do tratamento poderá ser comprovada por meio da diminuição do desconforto. Exames de sangue e outros testes clínicos também podem apontar os resultados.

Você ja sentiu algum dos sintomas da andropausa? O tratamento é uma opção para você? Não deixe que o problema interfira na sua qualidade de vida. Converse com o seu médico. Não deixe de nos contar o que você achou deste artigo e de conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
testosterona
perda da libido
disfunção erétil
cansaço

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ