Homem

28/10/2014 04:35 - Atualizado em 23/11/2016 07:50

Prevenção do câncer de próstata: Entenda como evitar a doença

Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata é fatal e acomete muitos homens. Entenda como prevenir!

POR

Redação

  • +A
  • -A

Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata pode ser fatal e acomete muitos homens; por isso a prevenção da doença se faz tão necessária

Dia 17 de novembro é o dia mundial do combate ao câncer de próstata. A campanha novembro azul ressalta não só a importância mas também a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença. 

Produtora de uma parte do sêmen líquido, onde estão os espermatozoides e localizada na parte baixa do abdômen, a próstata é uma glândula encontrada  apenas em homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no país, 68.800 novos casos deste câncer estão estimados até o final do ano de 2014. Em relação à mortalidade, o último dado do Instituto é de 2011 e afirma que 13.129 mortes pela doença foram registradas.

 Ainda de acordo com o INCA, este câncer é a segunda enfermidade que mais mata entre os homens. Frente à números assombrosos é necessário que se discuta sobre um poderoso aliado contra a doença: a prevenção do câncer de próstata.

O principal exame que faz parte da prevenção do câncer de próstata e que pode auxiliar a diagnosticar a doença  é o exame físico (toque retal) e laboratorial com a dosagem do PSA ( Antígeno prostático específico), que mede o tamanho da glândula.  Caso ela esteja alterada, uma biópsia deverá ser realizada a fim de observar se o tumor é maligno ou benigno. Outros exames serão pedidos para a confirmação do diagnóstico.

prevenção do câncer de próstata

De acordo com o Dr. Henrique Rodrigues, chefe do Departamento de Uro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia do Rio de Janeiro (SBU0RJ), o exame físico é normalmente temido pelos homens, pois pode causar constrangimento ao paciente. O médico explica que o preconceito em relação ao exame diminuiu mas ainda existe em grandes proporções, mesmo o exame sendo tão importante e decisivo, já que de acordo com o médico, seu diagnóstico precoce pode tornar o tratamento curativo.

“Muitos homens evitam o exame por preconceito, o que acaba fazendo com que alguns deles percam a oportunidade de serem diagnosticados em uma fase mais precoce da doença. O tabu em relação a esse exame diminuiu bastante, mas ainda é frequente”, explica.

Fatores de risco e prevenção do câncer de próstata

Alguns fatores de risco se fazem importantes em relação à doença, já que influenciam em sua prevenção. Ainda segundo o Dr. Henrique Rodrigues, a hereditariedade pode influenciar bastante no desenvolvimento da doença, o que demanda mais cuidado em relação à prevenção do câncer de próstata. “O fator hereditário é primordial. Indivíduos com parentes (pai, irmão, tio ou avô) com câncer de próstata podem chegar a ter cinco vezes mais risco do que o restante da população. Nestes grupos o exame de rotina é fundamental”, afirma.

prevenção do câncer de próstata

Além da hereditariedade, outros fatores considerados de risco são:

Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos;

Homens com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;

Manter hábitos não saudáveis como o sedentarismo e uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras e carboidratos pode influenciar negativamente no desenvolvimento da doença;

Idade acima de 50 anos.

Campanhas como o Novembro Azul reforçam a conscientização dos homens para um maior cuidado com a saúde. Sobre ela, Dr. Henrique afirma:

“O fato de se falar na questão durante todo o mês chama a atenção para a doença e para a necessidade do exame. Mais do que isso: motiva os homens a se cuidarem, não só com o urologista. É uma excelente oportunidade para detecção de hipertensão, dislipidemia, diabetes e outras doenças.”

Se você é homem e possui mais de 50 anos, não se esqueça de começar a prevenção do câncer de próstata e ir frequentemente ao médico. Esta doença é grave mas se diagnosticada precocemente pode ser tratada. E para os que temem o exame físico, o Dr. Henrique dá uma sugestão: “Que deixem o preconceito de lado e cuidem de sua saúde!", afirma. 

Conhece alguém que venceu o câncer de próstata? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum.

TAGS
novembro azul
câncer de próstata
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ