Homem

22/10/2014 01:44 - Atualizado em 09/12/2016 09:45

Por que o bigode para Novembro Azul? A gente conta pra você

Além de ser um símbolo do universo masculino, o movimento fez um trocadilho dos termos 'bigode' e 'novembro' em inglês.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Moustache, em inglês, é bigode. Considerado um símbolo universal dos homens, ele foi escolhido para representar o mês de novembro que é dedicado à conscientização da saúde masculina. Assim como há o Outubro Rosa, dedicado à saúde feminina.

Veja se sua saúde está em dia no teste Meus Check-ups

A partir daí, entende-se o termo Movember como a união de moustache com november (novembro em inglês). Durante o mês de campanha, que tem força mundial, diversas entidades falam sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Culturalmente, para muitos homens ir ao médico é sinônimo de fragilidade. Uma realidade que está mudando, mas os números mostram que ainda não é um hábito dos homens frequentar consultórios para realizar exames de rotina.  

Fora do Brasil, a Movember é muito mais popular e discussões sobre a saúde masculina são estimuladas em reuniões entre homens que aderem a causa cultivando seus bigodes e arrecadando doações para instituições que cuidam da saúde masculina. Os bigodudos solidários são apelidados de Mo Bros (mistura de Movember com o personagem de games Mario Bros).

Originalmente, este movimento começou na Austrália em 2003, aproveitando a data 17 de novembro que é Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Desde lá, 800 programas dedicados a homens afetados por câncer de próstata e testicular de 21 países já foram beneficiados. O movimento já arrecadou 559 milhões de dólares. Hoje, são mais de 4 milhões de Mo Bros e Mo Sistas (mulheres que também aderem a causa) espalhados pelo mundo.

Veja nosso especial sobre Saúde do Homem pelo movimento Novembro Azul com entrevistas e vídeos de médicos explicando tudo sobre o tema.

Quer participar?

Deixe o seu bigode crescer para os 30 dias de novembro. A mudança na aparência já será o início do assunto. Quando alguém comentar do bigode, inicie a conversa sobre a importância de conscientizar os homens de cuidarem melhor da própria saúde com exames de rotina. O câncer de próstata não tem prevenção e nem cura, o que tem é detecção precoce.  

Saiba mais sobre o Movember pelo site oficial do movimento e veja quem já aderiu pela rede social. Você também pode ajudar com doações.

E não se esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para ficar ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde da próstata
câncer
movember
novembro azul
câncer de próstata
saúde do homem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ