Homem

18/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 04:22

Perguntas e respostas sobre o uso da camisinha masculina

Camisinha masculina é meio eficaz de evitar gravidez e doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Embora seja o método mais eficaz de prevenir a gravidez indesejada e uma ampla gama de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a camisinha masculina ainda gera muitas dúvidas. Essa desinformação diz respeito tanto a sua importância quanto a como ela deve ser usada e que cuidados devem ser tomados.

Camisinha masculina: perguntas e respostas

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A desinformação a respeito da camisinha masculina já foi muito maior. Hoje campanhas públicas de saúde e educação sexual atentam para a necessidade do uso do preservativo durante as relações sexuais, e camisinhas são distribuídas em postos de saúde.

Mas nunca é demais insistir, pois o assunto merece todo o destaque possível. Assim, separamos algumas dicas e informações para orientar sobre o uso correto da camisinha masculina.

Por que usar a camisinha masculina

A camisinha masculina deve ser utilizada se você deseja manter relações sexuais sem que estas resultem em uma gravidez e também para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, sífilis e outras. Ela deve ser usada tanto no sexo oral, vaginal e anal – mas nunca a mesma. Portanto, sempre use o preservativo quando mantiver relações sexuais, a não ser que você tenha uma companheira de longa data, livre de doenças, e queiram ter filhos. Se não têm esse objetivo, o uso da camisinha é recomendado mesmo para pessoas casadas.

Eficácia da camisinha masculina

É importante saber que a camisinha masculina não é um método preservativo 100% seguro, nem para prevenir a gravidez e nem no caso de doenças. Normalmente, no entanto, a chance de ela não funcionar adequadamente está relacionada ao seu mau uso. Usada corretamente, a chance de engravidar é próxima de zero. No caso das doenças, outro fator é que a base do pênis e área externa da vagina não são contempladas pela proteção, ou seja, existe o risco de contágio caso haja alguma verruga nesses locais. 

Como usar a camisinha masculina

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de utilizar a camisinha. Ela deve ser colocada somente quando o pênis estiver ereto, sem deixar entrar ar. Ao abrir a embalagem, faça-o com cuidado – nunca com uma tesoura, pois ela pode inutilizar o preservativo caso não utilizada com o máximo cuidado. A camisinha deve cobrir todo o comprimento do pênis. Elas são vendidas em diversos tamanhos, de acordo com o diâmetro. Na dúvida, escolha o tamanho padrão e troque caso se sinta desconfortável.

Validade da camisinha masculina

Nunca esqueça de verificar o prazo de validade na embalagem. Geralmente ela dura de três a cinco anos, dependendo do fabricante. Mantenha ela longe da umidade e calor excessivo, e evite dobrá-la, amassá-la ou mantê-la muitos dias seguidos na carteira. 

Outros cuidados

Entre outros cuidados que devem ser tomados, abra a embalagem somente instantes antes da utilização, nunca utilize a mesma camisinha mais de uma vez e jamais use duas ao mesmo tempo – o atrito pode favorecer um rompimento. Depois da ejaculação, retire o preservativo pela borda, dê um nó em sua abertura, enrole em papel higiênico e jogue-o no lixo.

Se houver o rompimento da camisinha, interrompa o sexo imediatamente. Isso é difícil de acontecer, mas entre os motivos que podem contribuir para isso está a falta de lubrificação na vagina da mulher. Portanto inicie a penetração apenas quando ela estiver excitada. 

Alergia a látex não é desculpa para dispensar o uso da camisinha. Hoje, existem no mercado preservativos feitos de silicone.


Conseguimos  esclarecer alguma de suas dúvidas? Achou útil as informações, ou possui alguma outra dic ? Deixe aqui o seu comentário.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ