Homem

15/11/2015 01:20 - Atualizado em 29/11/2016 06:30

Orquite: Conheça os sintomas da inflamação dos testículos

O problema pode ocorrer por causa de uma infecção ou de um trauma.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A orquite é caracterizada pela inflamação em um ou nos dois testículos. As causas do problema podem estar relacionadas a bactérias, vírus e traumas locais, causando muito desconforto ao paciente. Para entender melhor a condição e saber o que fazer nesses casos, confira algumas informações a seguir.

Entenda a orquite

Caso seja viral, o mais comum é que a inflamação seja causada pelo vírus da caxumba. Nos casos bacterianos, micro-organismos associados a infecções urinárias ou doenças sexualmente transmissíveis são os causadores mais comuns da lesão.

Traumas como a torção testicular também podem causar orquite, bem como fungos ou outros parasitas. Os sintomas podem variar de acordo com o paciente, mas entre os mais comuns há inchaço e dor nos testículos, febre, náuseas e ejaculação ou urina com sangue.

É importante que o homem esteja atento a qualquer uma dessas alterações e procure um médico imediatamente. A doença tem cura e pode ser controlada de maneira rápida, desde que o diagnóstico seja preciso e feito o quanto antes.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da orquite é feito por um médico especializado após a consulta e a realização de exames de sangue, ultrassonografia e outros testes. A partir dos resultados, o profissional poderá definir o melhor tratamento para o paciente.

De maneira geral, o período de cuidados envolve repouso e anti-inflamatórios, além de compressas geladas. O tratamento pode variar de acordo com a origem da inflamação.

Na grande maioria dos casos, o problema não deixa nenhuma sequela. Porém, quanto mais tarde o tratamento é iniciado, maiores as chances de consequências como infertilidade ou atrofia dos testículos. A intervenção cirúrgica só ocorre em casos extremos do problema.

Saiba Mais
Caxumba pode interferir na fertilidade ao atingir testículos
Dor nos testículos pode ser orquiepididimite
Gonorreia masculina pode provocar infertilidade

Prevenção da orquite

Geralmente, não há como prevenir a orquite, já que o corpo está exposto a uma série de agressões ao longo do dia. Ainda assim, como o quadro pode ser decorrente de DSTs, o uso do preservativo é uma forma segura de evitar o problema. Clamídia e a gonorreia são as doenças mais comuns para desencadear uma inflamação desse tipo.

Quanto aos traumas, é importante ter cuidado durante as relações sexuais ou a prática de esportes. Pancadas muito fortes na região íntima podem, inclusive, levar a outros problemas, como ruptura peniana.

O artigo tirou suas dúvidas? Deixe um comentário e conte para nós! Aproveite também para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
inflamação
dor nos testículos
torção testicular
dst

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ