Homem

02/11/2016 10:40 - Atualizado em 26/06/2017 03:31

Novembro azul: Entenda a importância do exame de próstata

Campanha alerta para a prevenção do deste tipo de câncer

POR

Redação

  • +A
  • -A

Novembro chegou e, com ele, a tradicional campanha de prevenção ao câncer de próstata. O Novembro Azul é uma iniciativa para alertar os homens sobre a importância da realização dos exames anuais que previnem este, que é a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.

Novembro Azul: Exames preventivos aumentam chances de cura

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão é que, apenas neste ano, surjam 61.200 novos casos da doença. Este é o tipo de câncer mais incidente nos homens (depois do câncer de pele não melanoma) em todas as regiões do país, com 28,6% dos casos. O mais alarmante, segundo a instituição, é a estimativa de que quase 25% dos portadores de câncer de próstata ainda morrem devido à doença. E cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnosticados em estágios avançados.

A boa notícia é que, segundo o urologista Fernando Almeida, o preconceito em relação ao exame tem diminuído: “O público masculino sabe sobre a importância do exame de toque retal, mas acaba sempre adiando a consulta. No entanto, o preconceito diminuiu bastante ao longo dos anos, e poucos ainda não se previnem contra o câncer de próstata”.

O especialistareforça que o acompanhamento médico e clínico é essencial para a cura da doença e que uma vez detectado precocemente e tratado de maneira adequada, as chances de mortes nos homens em razão do câncer de próstata diminuem consideravelmente. “A prevenção é importante. Se detectado na fase inicial, a chance de cura do câncer de próstata acontece em 90% a 95% dos casos”, explica.

A importância da prevenção é ainda mais importante ao se considerar que, com o aumento da expectativa de vida da população brasileira nos próximos anos, poderá haver aumento no número de mortes decorrentes do câncer de próstata. Isso porque o desenvolvimento deste câncer está relacionado diretamente ao envelhecimento masculino. Segundo o Portal da Urologia, o risco da doença aumenta após os 50 anos, representando 40% dos tumores nessa faixa etária. A idade média do diagnóstico da doença é de 69 anos, e de 77 anos para óbitos.

Sintomas do câncer de próstata

Confira os principais sintomas da doença:

Sintomas obstrutivos

• Diminuição do jato urinário
• Gotejamento após a micção
• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
• Micção em dois tempos

Sintomas irritativos

• Aumento da frequência urinária
• Urgência miccional
• Aumento da frequência urinária noturna
• Incontinência urinária

Em estágios mais avançados, é possível ainda o surgimento de sintomas, como:

– Dor pélvica
– Sangue na urina
– Inchaço escrotal
– Dor lombar
– Inchaço das pernas

Para evitar que a doença seja detectada em estágio avançado e sejam reduzidas as chances de cura, não deixe de fazer o exame preventivo. Aproveite o Novembro Azul e cuide da sua saúde! Para saber mais sobre saúde do homem, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também