Homem

11/11/2016 03:56 - Atualizado em 24/04/2017 11:42

Novembro Azul: A importância do exame da próstata

Especialista explica como prevenir o câncer de próstata

POR

Redação

  • +A
  • -A

Este mês é marcado pela campanha Novembro Azul, que alerta para a importância da realização do exame da próstata, para a prevenção deste tipo de câncer. A doença presente na glândula que está localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, é o câncer mais comum nos homens. Além disso, ele é o segundo tipo que mais leva esse grupo ao óbito.

A importância do exame da próstata

Segundo o urologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. Marjo Deninson Cardenuto Perez, o câncer de próstata é mais frequente entre homens mais maduros. “O risco aumenta a partir dos 50 anos, mas a idade média do diagnóstico da doença é de 69 anos, e de 77 anos para óbitos”, alerta. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão é que, apenas em 2016, surjam 61.200 novos casos de câncer de próstata no Brasil.

O especialista explica que o principal fator de risco da doença é a hereditariedade. No entanto, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, como:

  • Má alimentação
  • Sedentarismo 
  • Obesidade 
  • Altas taxas de estrogênio 
  • Região onde se vive (pesquisas mostram que americanos têm mais câncer de próstata que asiáticos).

O especialista chama a atenção para o fato dos exames preventivos serem determinantes para as chances de cura da doença. Os dois exames realizados para detectar o câncer de próstata são:
Dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). Essa é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. Normalmente, homens saudáveis têm níveis de PSA no sangue menores que 4 ng/ml. A elevação desse nível também aumenta as chances de desenvolver o câncer de próstata.
Toque retal.

Embora ainda haja um preconceito em relação a esse segundo exame, o urologista dr. Marjo afirma que isso tem diminuído nos últimos tempos: “Os homens têm se conscientizado que este é um exame muito importante e que pode salvar vidas, juntamente com um tratamento específico e eficiente”. Para quem ainda tem resistência, ele reforça que se trata de algo simples, rápido e totalmente indolor.

Para reforçar a importância dos exames e tirar outras dúvidas em relação à doença, o Vivo Mais Saudável preparou um vídeo com o urologista Dr. Marjo. Confira:

Aproveite a campanha do Novembro Azul e consulte o seu urologista! Faça o seu check-up anualmente, realize o exame da próstata a partir dos 40 anos e mantenha uma vida saudável! Para mais dicas sobre saúde do homem, não deixe de acompanhar as matérias do Vivo Mais Saudável. Curta ainda nosso canal no Youtube e assista aos nossos vídeos semanais sobre atividades físicas, beleza e saúde!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também