Homem

27/10/2014 06:16 - Atualizado em 01/12/2016 05:01

Medicamento para câncer de próstata é boa alternativa para tratamento

Evolução da medicina permite novas alternativas para o difícil tratamento da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há dúvidas de que o câncer de próstata é uma das principais doenças que atingem os homens no mundo inteiro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer mais comum entre pacientes do sexo masculino, ficando atrás somente do câncer de pulmão. O instituto estima também que mais de 68,8 mil novos casos serão diagnosticados somente no Brasil ainda neste ano

medicamento para câncer de próstata

Uma doença tão grave assim acaba exigindo um enorme esforço da comunidade científica para que sejam encontradas novas formas de prevenir, diagnosticar e tratar o câncer. Entre os principais avanços recentes nesta área estão os tratamentos com medicamento para o câncer de próstata

Tratamento com medicamento para câncer de próstata 

Entre os tratamentos mais conhecidos para o câncer de próstata estão os procedimentos cirúrgicos, que se apóiam também na quimioterapia endovenosa para eliminar a doença e diminuir os riscos de que ela retorne. Mas o fato é que estes tratamentos geralmente acarretam efeitos colaterais muito desagradáveis, o que aumenta ainda mais a busca por alternativas. 

Por isso, o que se viu nas últimas décadas foi o desenvolvimento de tratamentos com medicamento para câncer de próstata (comprimidos ou cápsulas) por via oral. Esta possibilidade pode melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes, já que o tratamento pode ser feito em casa, junto da família

Como resultado das pesquisas foram desenvolvidos diversos tipos de medicações orais para o combate ao câncer, cada qual com indicações específicas e perfis de toxicidade diferentes. Eles podem ser classificados em três tipos: 

Medicamentos quimioterápicos, que é uma droga que age no organismo como um todo, atingindo diretamente tanto as células cancerígenas quanto as normais, interferindo na sua multiplicação. É importante ressaltar que a quimioterapia oral pode, em alguns casos, ter efeitos colaterais tão fortes quanto os da quimioterapia tradicional. 

Os hormonioterápicos é o tratamento com medicamento para câncer de próstata feito com substâncias que bloqueiam os hormônios que atuam no crescimento e desenvolvimento do câncer, como é o caso da testosterona no câncer de próstata. 

Medicamentos alvo (bioterapias), ou bioterapia oral, são medicações que atingem alvos específicos na célula tumoral, tendo como objetivo principal poupar ao máximo as células saudáveis do paciente. 

Por isso podemos dizer que a principal diferença ente esses subtipos de medicamento para câncer de próstata está no mecanismo de ação da medicação. O nível de efeitos colaterais entre um tratamento e outro pode variar em relação à gravidade da doença em cada paciente, bem como à própria maneira com a qual o corpo vai reagir ao medicamento. 

Estas drogas orais apresentam, geralmente, efeitos colaterais bem mais leves do que os tratamentos tradicionais, como por exemplo manchas e mudanças na cor da pele, diarréia e alterações de sensibilidade. Apesar de toda a comodidade de se fazer o tratamento em casa, vale a pena lembrar que é preciso que o paciente leve o tratamento com enorme disciplina e rigor, para que sejam atingidos os objetivos. 

Vacinas para o câncer

Além dos estudos para se encontrar o melhor tratamento com medicamento para câncer de próstata, estão sendo desenvolvidas também diversas vacinas para estimular a resposta do sistema imunológico às células cancerígenas, estando algumas delas já em fase de ensaios clínicos. Mas, neste caso, ao contrário da prevenção, estas vacinas são projetadas para tratar, e não prevenir a doença. Segundo especialistas, a principal vantagem deste tipo de tratamento é a redução ainda maior dos efeitos colaterais. 

Se este artigo ajudo você a entender melhor os tratamentos para o câncer de próstata, deixe seu comentário aqui ou em nossa página no Facebook!

TAGS
novembro azul
câncer de próstata
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ