Homem

01/11/2015 09:47 - Atualizado em 06/12/2016 05:34

Manchas no pênis incomodam você? Saiba o que elas podem ser

Problema pode estar relacionado a DSTs ou até mesmo a câncer peniano.

POR Redação

Manchas no pênis são uma reclamação comum entre o público masculino. É preciso estar atento ao problema a fim de identificar condições mais sérias de forma precoce, potencializando as chances de cura e impedindo que ocorra uma progressão desse incômodo.

O médico urologista Hudson Caram, do Hospital Lifecenter, explica que muitas vezes as manchas não estão relacionadas a doenças mais graves. Porém, ele alerta para a importância da consulta com um especialista em todos os casos.

casal na cama após o sexo. homem preocupado com manchas no pênis

Causas das manchas no pênis

O urologista conta que as manchas no pênis podem estar relacionadas a uma alteração na pigmentação da pele como, por exemplo, o vitiligo ou uma cicatriz. "No entanto, podem indicar algum tipo de doença que merece mais atenção", alerta.

Segundo Dr. Hudson, o sintoma pode indicar algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST), sendo o Vírus do Papiloma Humano (HPV) um dos problemas mais comuns.

Outra DST bastante recorrente entre o público masculino é a candidíase, que causa manchas pequenas e avermelhadas na glande. A infecção é causada por um fungo e pode ocorrer tanto em casais sadios quanto com aqueles indivíduos que tenham múltiplos parceiros.

Cistos sebáceos, herpes genital, psoríase e, até mesmo, câncer de pênis são outras doenças que podem acometer o órgão genital com manchas diversas.

"Essas manchas podem se manifestar tanto na glande quanto, também, no corpo peniano. A avaliação com urologista é essencial para um correto diagnóstico e, em alguns casos, até mesmo uma avaliação com um dermatologista se faz necessária", esclarece o médico.

Saiba Mais
Faloplastia: Conheça o procedimento para aumento do pênis
Saiba quais são as principais doenças do pênis
Doença de Peyronie pode provocar dor e curvatura no pênis

Bons hábitos contribuem para mais saúde

Em grande parte dos casos, as manchas no pênis estão associadas a outros sintomas, como ardência ao urinar, prurido, dor ou desconforto. Estar atento à saúde genital é fundamental para identificar qualquer problema de forma precoce.

Além disso, assim como as mulheres, os homens devem desenvolver hábitos saudáveis para a sua região íntima. Confira algumas dicas:

- Higiene adequada: Os homens precisam estar atento aos detalhes da higiene. Sabonetes com PH natural e limpeza cuidadosa de todo o órgão genital refletem diretamente na saúde.

- Preservativo: A camisinha protege a pessoa de uma série de doenças sexualmente transmissíveis, diminuindo consideravelmente o risco de desconfortos como manchas no pênis.

- Consulta médica: Uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que mais da metade do público masculino do país (51%) nunca consultou um urologista. Esse tabu precisa ser quebrado, pois visitas regulares ao especialista garantem que eventuais problemas possam ser identificados e tratados o quanto antes.

Desconfortos na região íntima interferem na qualidade de vida do paciente. Por isso, não se sinta envergonhado e busque ajuda. Não esqueça de nos contar o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dst
hpv
vitiligo
câncer de pênis

Comentários