Homem

07/09/2015 07:52 - Atualizado em 07/12/2016 04:37

Infecção urinária masculina causa desconforto no paciente

Complicações do cálculo renal e da próstata estão entra as principais causas do problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A infecção urinária masculina não é tão comum, mas alguns fatores aumentam o risco de desenvolver o problema, como idade superior a 50 anos e complicações do cálculo renal ou da próstata. Em geral, os casos são facilmente tratados e não apresentam complicações. Além disso, com alguns cuidados simples no dia a dia, é possível prevenir a infecção.

Causas da infecção urinária masculina

A infecção urinária afeta o sistema que produz a urina e a transporta para o exterior do corpo: os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra. Ela pode ser classificada em dois tipos, como infecção urinária alta e infecção urinária baixa, de acordo com o local do aparelho urinário que é afetado.

homem na cama com dor e infeccao urinaria masculina

As infecções baixas incluem a cistite (infecção da bexiga) e a uretrite (infecção da uretra), causadas principalmente por bactérias intestinais que se disseminam para a uretra e para a bexiga.

A uretrite pode ser provocada também por micro-organismos que são transmitidos com o contato sexual e causam doenças como gonorreia e clamídia. Outra forma de infecção, exclusiva nos casos de infecção urinária masculina, é a prostatite, que afeta a próstata.

Já as infecções urinárias altas ocorrem nos ureteres e nos rins, incluindo a pielonefrite (infecção renal). As causas mais comuns desse tipo de infecção são devido à subida das bactérias pelo aparelho urinário, a partir da bexiga, até aos rins. Mais raramente, acontece em consequência de os rins serem atingidos por bactérias transportadas pela circulação sanguínea.

O tipo de infecção mais comum é a cistite, inflamação da bexiga que ocorre em ambos os sexos, sendo mais frequente entre as mulheres. A anatomia feminina favorece o surgimento do problema. Entre os homens, é mais comum ocorrer em idades mais avançadas.

Saiba Mais
Higiene íntima masculina: Aprenda 6 cuidados básicos
Cistite pode atrapalhar a relação sexual
Prostatite pode prejudicar a fertilidade masculina

A infecção urinária masculina tem mais chances de afetar homens que pratiquem relações sexuais anais e nos que não foram circuncisados. Outros fatores de risco são uma obstrução (bloqueio parcial da uretra, conhecido por estenose) e corpos estranhos, tais como as algálias. Problemas de cálculo renal ou complicações da próstata também contribuem para o problema.

Alguns hábitos e doenças também estão relacionados ao surgimento da infecção urinária, como baixa ingestão de líquidos, esvaziamento incompleto e pouco frequente da bexiga, refluxo da urina da bexiga para os rins, tumores e alterações do funcionamento da bexiga, diabetes ou prostatite crônica.

Em geral, a infecção urinária apresenta sintomas como desconforto, dor e ardor ao urinar, além de necessidade de fazer xixi mais frequentemente e em pequenas quantidades. A urina pode ficar com um aspecto turvo e um cheiro desagradável, apresentando até mesmo sangue. Quando atinge os rins, costuma provocar dor na região lombar, febre, náuseas e vômitos.

infeccao urinaria masculina infografico

Como tratar e prevenir o problema

O tratamento para infecção urinária masculina geralmente é feita com o uso de medicamentos antibióticos, que são indicados de acordo com o tipo de bactéria que causou o problema.

Outros tipos de tratamento podem ser indicados para tratar o problema que originou a infecção, como correções de obstrução urinária, extração de cálculos e correção de fatores gerais, como a imunodepressão e o diabetes, que contribuem para o desenvolvimento de infecções mais graves.

Além dos medicamentos e procedimentos para tratar a infecção, alguns hábitos podem ajudar na cura e até mesmo na prevenção do problema. É recomendado aumentar a ingestão de água, urinar até esvaziar a bexiga e com mais frequência e adotar cuidados gerais de higiene íntima.

Gostou das dicas de saúde? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades do Vivo Mais Saudável para o seu bem-estar.

TAGS
prostatite
cistite
higiene íntima
cálculo renal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ