Homem

09/01/2015 06:01 - Atualizado em 05/12/2016 01:24

HPV em homens: Como a doença se manifesta

O HPV em homens pode desenvolver lesões genitais e até diferentes tipos de câncer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por não apresentar sintomas na maioria dos casos, o HPV em homens costuma ser menos comentado e debatido do que o HPV em mulheres. Sexualmente transmissível, o vírus pode ser transmitido durante o sexo vaginal, anal ou oral. De 150 tipos devidamente identificados, 12 são considerados de alto risco, com chance de causar o câncer de colo do útero e no ânus.

O que é o HPV

O HPV (Human Papiloma Virus) é um vírus que infecta a pele e a mucosa das regiões da vulva, vagina, colo de útero e pênis. A principal forma de transmissão do vírus é o sexo sem preservativoEmbora o HPV em homens não costume manifestar sintomas, alguns tipos são causadores de verrugas genitais podendo evoluir para câncer no ânus, garganta ou pênis.

hpv_em_homens

Prevenção do HPV em homens

O melhor método para evitar o contagio do HPV em homens e mulheres é o uso constante de preservativos. Segundo dados do Ministério da Saúde, 95% dos casos de HPV foram contraídos durante a relação sexual. Apenas 5% contraíram o vírus por meio da contaminação das mãos, objetos, toalhas e roupas. Nesse caso, deve haver a secreção com o vírus vivo que penetra na pele. Essa deve ter alguma lesão que sirva de porta de entrada.

A vacina contra o HPV, divulgada amplamente pelo Ministério da Saúde para meninas entre 11 e 13 anos, foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para homens na mesma faixa de idade. Embora não esteja incluída na estratégia de imunização do Ministério da Saúde, a vacina pode ser adquirida na rede privada e funciona contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. O objetivo é a prevenção do aparecimento das verrugas genitais externas, fator que aumenta o risco de contágio.

Sintomas do HPV no Homem

Na maioria dos casos, a pessoa pode ter o HPV e não apresentar sintomas, já que muitos tipos são espontaneamente eliminados pelo corpo. Porém o vírus pode ficar por anos no organismo sem nunca apresentar qualquer sintoma. Em alguns casos, o HPV provoca alterações nas células, e essas causam verrugas genitais. Essa lesão é considerada precursora de cânceres como os de colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe.

Normalmente, o HPV causa verrugas que podem variar de tamanho. Quando surgem no homem, elas aparecem de maneira mais recorrente no ânus ou na cabeça do pênis. Também pode surgir na garganta e na boca, após transmissão pelo sexo oral. O HPV em homens pode ser transmitido não apenas na presença de verrugas, mas também através das chamadas lesões planas, não visíveis a olho nu.

Tratamento do HPV em Homens

Exames periódicos são fundamentais para a detecção do HPV em homens, já que os sintomas podem demorar muito tempo até serem visíveis. O rápido diagnóstico garante a indicação do tratamento correto e evita o contágio. No Brasil, os exames são oferecidos gratuitamente pelo SUS e as informações dos postos de coleta de material podem ser obtidas na Secretaria de Saúde local ou nas unidades de saúde.

O tratamento pode ser químico, cirúrgico ou por meio de estímulo à imunidade. O objetivo é destruir ou diminuir as lesões causadas pelo HPV.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
hpv
saúde
saúde do homem
dst

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ