Homem

22/01/2015 03:30 - Atualizado em 28/10/2016 04:00

Fique atento aos principais sintomas de câncer no homem

Os sintomas de câncer podem se manifestar como problemas simples, mas precisam de atenção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A maioria dos homens não dá atenção quando sente um incômodo ou dor diferente, deixando a visita ao médico para depois. Mas ir ao consultório periodicamente e fazer os exames preventivos é fundamental para identificar os primeiros sintomas de câncer. Diagnosticar a doença o quanto antes ajuda no tratamento e aumenta as chances de cura.

sintomas de cancer

Sintomas de câncer são silenciosos

Na maioria dos tipos de câncer, o corpo não manifesta sintomas definidos, mas apenas pequenos sinais. É difícil descobrir a doença nos seus estágios iniciais se não ficar atento e visitar o médico com frequência. Confira a seguir possíveis sintomas de câncer. Alguns são mais fortes que outros, mas todos merecem atenção e investigação de por que estão ocorrendo.

8 possíveis sintomas de câncer

1. Problemas ao urinar

Muitos homens desenvolvem problemas para urinar, principalmente quando ficam mais velhos. Os mais comuns são o aumento da frequência de idas ao banheiro, não conseguir segurar o xixi por muito tempo e dificuldade para começar a urinar, mesmo quando há vontade. Esses podem ser sintomas de câncer de próstata, que em alguns casos aparecem no início da doença.

2. Mudanças nos testículos

Quando percebido caroços, elevações ou qualquer outra mudança nos testículos, é indicado sempre procurar um médico. Ao contrário de outros tipos de câncer, como o de próstata, o câncer de testículo se desenvolve muito rápido, e por isso precisa ser diagnosticado o quanto antes.

3. Sangue na urina

Esse pode ser um dos primeiros sintomas de câncer na bexiga, rins ou cólon. Mesmo se não apresentar outros sintomas, deve procurar um médico, pois o sangue na urina não é normal. Pode indicar também outros problemas, como hemorroidas ou infecção urinária.

4. Alterações na pele

Alterações de tamanho, cor e forma de uma verruga, ou em qualquer outra parte da pele, podem indicar uma doença. O câncer de pele é um dos mais comuns e, por isso, precisa de atenção redobrada.

5. Problemas para engolir

Algumas pessoas sentem problemas para engolir de tempos em tempos, devido a um resfriado ou dor de garganta. Mas quando o mal permanece por muito tempo, e é acompanhado de outros sinais como vômito e perda de peso, ele pode ser um dos sintomas de câncer de garganta ou estômago.

6. Azia frequente

Muitas vezes, apenas mudar os hábitos alimentares ou diminuir os níveis de estresse já ajuda a combater a azia. Mas, se isso não adiantar, ela também pode ser um sinal de câncer de garganta ou câncer no estômago.

7. Mudanças na boca

As pessoas que fumam ou mastigam tabaco têm grandes chances de desenvolver câncer de boca. É preciso procurar um médico com urgência, caso manchas brancas ou vermelhas apareçam dentro da boca ou nos lábios, pois são sintomas de câncer.

8. Perda de peso sem motivos

A perda de peso excessivo, quando não se está fazendo alguma dieta ou exercício, deve preocupar. Além de poder indicar estresse ou problemas de tireoide, perder dez quilos ou mais também é um sinal de câncer no pâncreas, estômago ou pulmões.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ