Homem

26/02/2016 04:00 - Atualizado em 02/11/2016 02:13

Espermatozoide turbinado pode curar infertilidade masculina

Pesquisadores alemães são os responsáveis pela técnica.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os avanços da ciência buscam encontrar mais formas para driblar o problema da infertilidade masculina. Atualmente, uma nova técnica vem chamando a atenção: o espermatozoide ciborgue. A tecnologia promete ajudar na fecundação do óvulo.

A pesquisa vem sendo realizada por uma equipe de cientistas do Instituto de Nanociências Integrativas da Alemanha e, até o momento, os testes só foram conduzidos em animais. Saiba mais.

médico e paciente falam de espermatozoide

Espermatozoide turbinado? Entenda

A novidade envolve a adição de uma pequena hélice de metal na cauda da célula reprodutora masculina, ajudando-a chegar ao óvulo.

Essa pode ser uma solução para homens que têm espermatozoides incapazes de seguir o caminho devido à falta de força. O problema é um dos mais difíceis de serem resolvidos, mesmo que sejam utilizados métodos de fertilização in vitro e de inseminação artificial.

Os pesquisadores alemães dividiram as células em quatro categorias, de A a D. As saudáveis são aquelas que conseguem seguir em frente e nadam rapidamente. Já as mais lentas são as que não chegam até o óvulo e impossibilitam a fecundação.

A hélice colocada na cauda é controlada por um campo magnético manipulado pela equipe de pesquisadores. Quando os espermatozoides alcança o óvulo, a cauda cai.

Até o momento, os testes só foram conduzidos com bovinos e os pesquisadores não sabem se a técnica terá sucesso nos seres humanos, devido à introdução de um corpo estranho no organismo. No entanto, caso isso funcione, pode se tornar uma tecnologia revolucionária, mais simples e econômica que a fertilização in vitro.

A infertilidade masculina

Segundo a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP), quando um casal possui dificuldades para engravidar, a mulher acaba passando por diversos exames investigativos para apontar a causa. No entanto, muitas vezes, a saúde do homem também precisa ser investigada.

Para um diagnóstico preciso, é feito um exame físico. Também são solicitadas amostras diferentes de sêmen para verificar a dosagem de hormônios do homem. A partir desses resultados, o médico pode pedir novos exames específicos, diante das suposições.

A varicocele é a causa mais comum da infertilidade masculina, atingindo 45% dos homens que nunca tiveram filhos. Essa é uma patologia progressiva que faz com que as veias responsáveis por drenar o sangue dos testículos parem de funcionar. Com isso, o homem acaba ejaculando espermatozoides imaturos, incapazes de fertilizar o óvulo.

Outras possíveis causas para o problema são as azoospermias - a ausência completa de células reprodutoras ou a dificuldade de elas chegarem até a uretra. Um médico urologista deve ser consultado após tentativas sem sucesso de engravidar a parceira.

Qual a sua opinião sobre o espermatozoide ciborgue? Acha que essa pode ser uma boa solução contra a infertilidade masculina? Deixe um comentário! E continue acompanhando as dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fertilização
fecundação
fertilidade
azoospermia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ