Homem

24/10/2015 05:41 - Atualizado em 08/12/2016 08:59

Entenda o que causa dor no testículo

Traumas, infecções ou tumores podem estar associados ao sintoma e precisam de cuidados imediatos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dor no testículo é um problema que compromete diretamente a qualidade de vida do homem. O desconforto não só interfere na vida sexual da pessoa, mas também prejudica o rendimento no trabalho e a disposição para os compromissos do dia a dia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o sintoma pode representar uma série de problemas e não deve ser ignorado. Confira abaixo possíveis causas e como proceder em cada situação.

homem sofrendo muito com dor no testículo

Causas mais comuns da dor no testículo

O médico urologia Leonado Infantini Dini explica que a dor testicular costuma causar apreensão nos pacientes. Especialmente em casos de início abrupto e forte intensidade, deve ser avaliada por um profissional imediatamente. Quando a dor é leve, o problema pode melhorar de forma espontânea.

A dor na região pode estar associada a um problema no próprio testículo (orquite), no epidídimo (epididimite), nos rins (cálculos) ou na parede abdominal (hérnia). Outras doenças associadas ao sintoma são caxumba, torção, infecção urinária, varicocele, neuropatia diabética e câncer no testículo.

[[saiba_mais]]

Os casos variam muito de paciente para paciente e podem ou não estar associados a outros desconfortos, como vermelhidão, inchaço e coceira.

Nos casos de câncer testicular, é comum que se forme um nódulo endurecido e indolor, facilmente encontrado pelo próprio tato. Estar atento ao aspecto do órgão genital é uma forma de identificar problemas de forma precoce, aumentando as chances de cura.

Tratamentos para o problema

O tratamento da dor no testículo dependerá da causa do problema. Enquanto alguns casos tendem a melhorar por conta própria, especialmente quando ocorre algum trauma simples como uma batida, em outros é preciso acompanhamento médico e uso de medicamentos.

A consulta com um especialista é fundamental para evitar problemas sérios, como a progressão da doença ou a própria infertilidade. A região genital masculina é bastante delicada e, por isso, requer atenção e cuidado.

No caso de torção testicular, comum entre crianças, a busca por ajuda deve ser imediata. Ao girar o órgão, ocorre uma falha na sua oxigenação, que pode causar a necrose e até a perda do testículo. Em algumas situações, é necessária a intervenção cirúrgica para reverter o problema e restabelecer o fornecimento sanguíneo.

Já o câncer de testículo é o tumor mais recorrente entre o público masculino de 15 a 35 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Após o diagnóstico, o tratamento inicial é cirúrgico e, depois, verifica-se a necessidade de medidas complementares, como radioterapia e quimioterapia.

Sempre que houver dor no testículo, é importante que o paciente mantenha a região higienizada com água morna e em repouso. Evitar relações sexuais ou masturbação ajuda a não sobrecarregar o órgão. O aconselhamento médico deve ser feito com urologista ou clínico geral.

Gostou das dicas de saúde? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades para o seu bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
torção testicular
câncer de testículo
infertilidade
inflamação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ