Homem

13/07/2014 12:00 - Atualizado em 02/12/2016 05:21

Entenda o que causa a impotência sexual e como recuperar a virilidade

A impotência sexual pode ser causada por diversos fatores. Entenda os sintomas e busque uma solução.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A saúde sexual é um fator de relevância no bem-estar em qualquer idade. Sentir e proporcionar prazer ao parceiro faz com que a pessoa eleve a sua autoestima. Para milhões de homens em todo o mundo, contudo, a impotência sexual surge como um obstáculo para o prazer.

Impotência sexual deve ser encarada

impotencia-sexual

Foto: Shutterstock

Problemas de impotência sexual são mais comuns do que você imagina e podem ser causados por diferentes fatores. Cabe a quem sofre deste distúrbio encará-lo de frente e procurar algum tipo de ajuda para solucioná-lo.

Entendendo a impotência sexual

A impotência sexual se dá quando a ereção do pênis não é suficiente para o ato sexual ou quando ela simplesmente não acontece. O homem tem desejo sexual pela sua parceira, mas não consegue iniciar ou manter uma ereção satisfatória para que a relação ocorra.

São características similares a este quadro a disfunção erétil, a ejaculação precoce, a falta de libido e a dificuldade para ejacular. O problema gera transtornos para o paciente que tem sua autoestima atingida, podendo, em alguns casos, até evoluir para um diagnóstico de depressão.

É importante lembrar que casos isolados da disfunção não são considerados impotência sexual. Eles são comuns em homens de todas as idades. Para caracterizar o problema, três a cada quatro tentativas de relação sexual devem ser frustradas. Já a falta de libido se dá quando o homem não sente atração sexual pela parceira.

Causas da impotência sexual

Muitas pessoas costumam vincular a impotência sexual com o aumento da idade do homem. Essa relação não é totalmente correta, pois, apesar de a produção de hormônios diminuir com o passar dos anos, nem tudo está atrelado ao envelhecimento.

Doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, insuficiência renal e doenças da tireoide podem ser as responsáveis pelo distúrbio. Algumas destas doenças impedem uma boa vascularização do pênis, o que faz com que a ereção não aconteça.

Alguns hábitos, como o consumo de bebidas alcoólicas, de cigarro e de outras drogas, podem atrapalhar a vida sexual do homem. Além disso, a obesidade e uma vida sedentária podem contribuir para que ele não consiga ter o desempenho esperado. Anabolizantes, por exemplo, podem levar à impotência.

Causas psicológicas também podem ser relevantes para a impotência sexual. O estresse do dia a dia e problemas no relacionamento com a parceira fora da cama podem ser determinantes para o desempenho.

Outro fator psicológico é a pressão que a sociedade impõe sobre o homem, que deve estar sempre pronto para satisfazer a mulher. A ansiedade acaba fazendo com que o homem não consiga ter ereção, em especial quando se trata de uma parceira com a qual ele ainda não teve relação.

Tratamento

Na maioria dos casos, a impotência sexual tem cura. O maior tabu está em procurar ajuda médica de um especialista para tratar o caso. Com o auxílio de medicamentos que estimulem ou prolonguem a ereção, o homem pode levar sua vida sexual de maneira muito melhor.

Além disso, a mudança de hábitos é importante. Se você sofre com isto, tente, por exemplo, diminuir a quantidade de bebida alcoólica que consome e busque alternativas para parar de fumar. Exercícios físicos regulares estimulam a circulação do sangue e podem ajudar.

Por último, mas não menos importante: converse com sua parceira. O bom entendimento entre as duas partes da relação pode ser o maior estímulo para uma vida sexual mais saudável.

E aí, o texto foi útil ? Deixe seu comentário!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ