Homem

14/01/2016 03:00 - Atualizado em 09/12/2016 11:51

Entenda as causas para a sudorese noturna masculina

Idade avançada é um dos principais fatores que levam ao problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Transpirar é fundamental para o bom funcionamento do corpo. É através do suor que nosso organismo mantém a temperatura interna bem nivelada. Porém, em alguns casos, ocorre uma disfunção nesse sistema de controle termal. A sudorese noturna masculina, por exemplo, pode surgir apenas em função da idade avançada e da andropausa, mas também como indício de doenças.

Como uma resposta natural do corpo, o suor também serve para desintoxicar o organismo, eliminando nutrientes que podem prejudicar o funcionamento corporal. À noite, no entanto, é preciso ficar atento. Saiba por quê.

homem com sudorese noturna masculina

Causas da sudorese noturna masculina

Em grande parte, a condição é causada pela alimentação ou pelo consumo de álcool, mas é necessário ficar atento para outros fatores.

Quando a temperatura do corpo se eleva, ocorre a transpiração. Nesse processo, mecanismos são ativados no cérebro e estimulam a evaporação de partículas de água para aliviar o calor. Essa atividade é completamente involuntária e ocorre de acordo com o funcionamento do sistema nervoso de cada pessoa.

Alguns fatores podem agravar a sudorese noturna masculina. Quando antes de dormir o homem come carne vermelha, alho, cebola e outras especiarias, a tendência é que sue mais durante a noite. O estresse e a idade são igualmente agravantes. A partir dos 40 anos, o homem tem uma tendência maior a suar em função da andropausa, um fenômeno hormonal típico da idade.

Da mesma forma que as mulheres, os homens também passam por um processo de mudanças na produção de hormônios. A andropausa pode causar suores durante a noite, uma forma de o corpo ajustar os níveis hormonais. A atenção precisa ser redobrada caso, além do suor, ocorra febre, mal-estar e dores.

Sudorese noturna pode indicar câncer

Nem sempre a sudorese noturna masculina está relacionada às mudanças hormonais ou ao simples calor corporal. Infecções por bactérias ou vírus também provocam sintomas como o suor à noite. A tuberculose, doença infecciosa que provoca tosse e sangramento, também vem acompanhada desse sinal.

Saiba Mais
TPM masculina? Homens também sofrem com alterações hormonais
Tuberculose ainda faz vítimas no Brasil: Saiba como preveni-la
Varizes nas pernas em homens: Conheça causas e tratamentos

Outro problema grave que surge acompanhado de sudorese noturna é a endocardite, uma inflamação das válvulas do coração. A osteomielite, por outro lado, compromete os ossos, que inflamam. Os vírus também podem provocar suor e, por isso, a sudorese é um dos sintomas da AIDS.

Em casos graves, os suores da noite podem ser um sinal de câncer. Geralmente, o linfoma se manifesta com a sudorese, já que a temperatura do corpo varia durante o desenvolvimento do tumor.

Caso a pessoa não tenha câncer e sue durante a noite, é necessário verificar os medicamentos que está tomando. Remédios para tratamento de depressão provocam sudorese noturna masculina em grande parte dos casos.

A hipoglicemia, ocasionada pelos baixos níveis de açúcar no sangue, também leva o homem a suar. Pessoas que utilizem medicamentos contra o diabetes ou utilizem injeções de insulina podem apresentar um quadro de suor excessivo enquanto dormem.

Síndrome do intestino irritável, problemas neurológicos, desordens hormonais ou mesmo idade avançada podem ser outros motivos para a sudorese do homem. Por isso, é importante ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Em alguns casos raros, o médico pode solicitar uma cirurgia para remoção das glândulas sudoríparas.

Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hormônios
andropausa
sintoma
infecção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ