Homem

28/10/2014 05:39 - Atualizado em 16/11/2016 02:06

Entenda a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Exames precoces do câncer de próstata é de suma importância para a cura da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul tem trazido uma série de artigos a respeito desse tulmor maligno.

Como se trata de um câncer silencioso, isto é, de uma doença que não apresenta sintomas na fase inicial ou intermediária, o diagnóstico precoce do câncer de prostata é fundamental para o seu tratamento. De acordo com o Dr. Carlos Corradi, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quando o tumor está numa fase inicial, 95% dos casos são curáveis.

diagnóstico precoce do câncer de próstata

Diagnóstico precoce do câncer de próstata

Os sintomas do câncer da próstata na fase inicial são parecidos com o crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite. Já na fase avançada, pode provocar dor nos ossos, infecção generalizada e insuficiência renal.

Os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata devem ser feitos de forma periódica, anualmente, através do exame do toque retal e do exame de sangue, que se chama PSA - Antígeno Prostático Específico, a partir de 50 anos. Caso o homem pertença ao grupo de maior incidência, isto é, se tiver história familiar de câncer de próstata, ou se for da raça negra e obesos deve começar a fazer os exames aos 45 anos.

O toque retal é um exame praticado pelo urologista clínico durante uma simples consulta. O médico apalpará a próstata passando pelo reto. Trata-se de um exame rápido e indolor. Uma vez que o câncer é detectado, o paciente será submetido à biópsia de próstata, que consiste em coletar minúsculos fragmentos da próstata e analisá-los em laboratório para estudar os tipos de células contidos nos fragmentos coletados.

Antes do exame, uma lavagem (lavagem do reto com uma solução líquida) é feita e um tratamento antibiótico é administrado ao paciente. O exame dura entre 5 e 15 minutos. Pode ser realizado com anestesia local. O médico visualizará a próstata por ecografia (sonda ecográfica colocada no reto) e, com uma agulha especial,coletará de 6 a 12 fragmentos da próstata através da parede do reto.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano de 2013 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O aumento nas taxas de incidência desta doença no Brasil, que pode ser parcialmente justificado pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação, pelo aumento na expectativa de vida e pela evolução dos métodos diagnósticos, dos exames. Por isso, lembramos que o diagnóstico precoce do câncer de próstata é de suma importância para a cura e pode acontecer de várias maneiras.

Gostou do texto? Divida conosco suas experiências aqui e na nossa página do facebook.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ