Homem

23/11/2015 11:47 - Atualizado em 30/11/2016 11:32

Entenda a falta de desejo sexual no homem

Causas vão de disfunções hormonais e doenças até estresse ou atritos no relacionamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se a impotência masculina já é assunto temido pelos homens, a falta de desejo sexual é um pesadelo ainda pior. A perda de libido pode estar associada a diversos problemas e, muitas vezes, acaba sendo confundida apenas com problemas conjugais.

O chamado desejo hipoativo, quase sempre abordado a partir da perspectiva feminina, é muito comum entre os homens. No entanto, o assunto gera desconforto e ainda é tratado como tabu pelo público masculino.

homem com falta de desejo sexual na cama e mulher chateada

Causas da falta de desejo sexual

Os motivos da falta de desejo sexual do homem são bastante variados. Conheça a seguir algumas das causas mais comuns.

1. Andropausa

Assim como as mulheres sofrem com a menopausa, os homens podem vivenciar os desconfortos da andropausa. O fenômeno costuma ocorrer entre os 40 e os 55 anos, alterando os níveis do hormônio masculino, a testosterona. Isso ocasiona tanto a diminuição da produção dos espermatozoides quanto do apetite sexual.

2. Problemas de saúde

Algumas condições de saúde também refletem na cama. Anemia, hipertireoidismo ou diabetes são doenças que podem contribuir para a falta de desejo sexual.

3. Medicamentos

Especialmente antidepressivos e tranquilizantes tendem a apresentar efeitos colaterais e podem comprometer a relação.

4. Depressão ou estresse

Os fatores psicológicos também refletem diretamente na libido masculina. Os motivos da depressão são variados e, muitas vezes, cabe à própria família identificar o problema e incentivar o paciente a procurar ajuda.

No caso do estresse, devido a uma rotina cada vez mais agitada, muitos homens não conseguem se desligar de suas responsabilidades e acabam deixando de lado o interesse sexual.

5. Disfunção erétil

A impotência é uma das causas mais comuns, quando o assunto é a falta de desejo. Estudos apontam que mais da metade dos homens acima de 40 anos convivem com algum grau do problema. O próprio receio de falhar acaba dificultando ao homem sentir vontade de fazer sexo.

6. Problemas conjugais

Embora nem sempre seja a principal causa, um relacionamento conturbado pode, sim, interferir no prazer. Pode ser apenas uma situação passageira, ou da rotina, mas é importante identificar a causa para possibilitar a solução. Conversas francas e até terapia de casais são meios para ajudar.

Saiba Mais
Entenda por que a vontade de fazer sexo muda de acordo com a pessoa
Obesidade mórbida causa problemas cardíacos e disfunção erétil
Diabetes causa impotência: Entenda essa relação

3 dicas para melhorar a vida sexual

1. Seja honesto consigo mesmo

Não tente mentir para si mesmo sobre a falta de desejo sexual. O primeiro passo para a solução do problema é ser honesto sobre o que você está sentindo.

2. Converse com a parceira ou o parceiro

Ter um relacionamento sincero é uma das maneiras mais saudáveis de manter a rotina sexual em bons termos. Não deixe que a falta de apetite na cama crie uma situação delicada, envolvida por incertezas, inseguranças e até ciúmes. Converse sobre o que você está enfrentando.

3. Procure ajuda médica

Para ter sucesso em qualquer tratamento, é preciso que haja um diagnóstico preciso. O desejo hipoativo não deve ser oprimido, mas, sim, abordado de forma profissional. Seja um problema de saúde física ou psicológica, um especialista poderá lhe ajudar a encontrar o motivo e indicar o que fazer para reverter a situação.

O que você achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
desejo hipoativo
perda de libido
relacionamento
crise conjugal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ