Homem

15/07/2015 07:07 - Atualizado em 28/11/2016 10:30

Dia do Homem alerta para a importância dos exames preventivos

A data tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os principais cuidados com a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Dia do Homem é comemorado em 15 de julho e, mais que homenagear o público masculino, a data também lembra da importância de consultar um médico periodicamente e realizar exames preventivos. Com isso, é possível diagnosticar precocemente algumas doenças, evitando complicações e facilitando o tratamento.

A saúde do homem exige alguns cuidados específicos em todas as fases da vida. Além de fazer um check-up de tempos em tempos, adotar hábitos saudáveis no dia a dia também é uma forma de prevenir problemas.

Dia do Homem para cuidar da saúde

O Dia do Homem foi constituído com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com o corpo e a saúde. Um dos principais exemplos é a realização de exames preventivos periodicamente, mesmo que não haja sinais de qualquer doença.

dia do homem

Além de muitas doenças não apresentarem sintomas nas fases iniciais, os homens também costumam ignorar sinais mais leves que o corpo manifesta, adiando a procura por ajuda até que o caso fique mais sério. Com isso, os quadros se complicam, causando danos graves e problemas crônicos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo, cerca de 60% dos homens só consultam um médico quando uma doença está em estado avançado, exigindo tratamento intensivo ou intervenção cirúrgica.

Principais exames preventivos

No Dia do Homem, vale lembrar que é importante realizar consultas médicas e exames em todas as fases da vida.

Um dos mais importantes é o de sangue, que deve ser feito desde a infância até a terceira idade. Com o procedimento, é possível medir itens importantes do organismo, como a glicose, o colesterol, os hormônios da tireoide e outros nutrientes que possam indicar alterações na saúde.

Ir ao dentista também é uma medida que deve ser tomada a cada seis meses. O exame odontológico ajuda a evitar e combater cáries, além de realizar a limpeza de tártaro. Homens fumantes precisam de cuidados redobrados para checar também a saúde da língua e da gengiva.

O exame oftalmológico faz parte da lista, devendo ser realizado pela primeira vez aos três anos de idade. Se for detectado algum problema de visão, as consultas devem ser a cada dois anos, e, caso contrário, a cada quatro anos.

Homens com hipertensão arterial, diabetes ou histórico familiar de doenças oculares devem ir ao oftalmologista uma vez por ano para rastrear glaucoma, catarata e degeneração macular.

dia do homem

Medir a pressão arterial também é importante. Antes dos 50 anos, a medição pode ser feita a cada dois anos. Já para fumantes, obesos, pessoas com mais de 50 anos ou com casos de hipertensão na família, é indicado checar a pressão anualmente. Com isso, o problema é diagnosticado precocemente, tratado e afasta os riscos de derrame e infarto.

Uma das ações do Dia do Homem também é alertar para a realização dos exames de próstata, que previnem e detectam o câncer da região, um dos mais recorrentes no sexo masculino.

Os procedimentos contam com o teste sanguíneo, o Antígeno Prostático Específico (PSA), e o de toque retal. O exame deve ser feito anualmente após os 40 anos e, para os que possuem histórico familiar, a partir dos 25 anos.

O autoexame testicular também é indicado a partir dos 15 anos. O próprio homem pode verificar os testículos e ficar atento a qualquer alteração. Caso surjam caroços ou veias protuberantes, é indicado procurar um urologista ou um andrologista. Mesmo sem problemas aparentes, um desses especialistas deve ser consultado a cada três anos.

Seus exames estão em dia? Conte para nós! E aproveite o Dia do Homem para conferir mais dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde masculina
andrologia
check-up
próstata

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ