Homem

02/02/2016 12:00 - Atualizado em 05/12/2016 01:07

Descubra quais são os melhores alimentos para o homem

Uma dieta equilibrada ajuda a perder peso e a fortalecer o corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A má alimentação pode estar relacionada a diversos problemas de saúde. Por isso, é necessário seguir uma dieta equilibrada, que ajude a mante o peso ideal e, se for o seu objetivo, a fortalecer o corpo. Conheça os melhores alimentos para o homem saudável e entenda como adotar bons hábitos alimentares sem sacrifícios.

Importância dos alimentos para o homem

Uma dieta equilibrada fornece a qualquer pessoa os nutrientes necessários para suprir as carências do organismo e prevenir o aparecimento de doenças. E cada um tem necessidades nutricionais específicas  - em função da idade, do sexo, da altura, das atividades físicas que realiza e, ainda, do estado geral de saúde.

De acordo com a nutricionista Adriana Pittelkow, o corpo humano precisa de vários nutrientes. A energia vem dos carboidratos. As proteínas ajudam a construir os tecidos. As gorduras servem para produzir hormônios e outras substâncias importantes. Já vitaminas, fibras, minerais, bactérias e enzimas regulam tarefas corporais para a manutenção da saúde.

“Se a sua dieta não é balanceada, ou seja, se ela não oferece todos os nutrientes que o seu corpo precisa, começam a ocorrer falhas no seu organismo, então você pode ganhar peso ou emagrecer demais, ficar doente e perder a disposição para realizar as tarefas diárias”, alerta a especialista.

alimentos para o homem: senhor come salada

Também pode ocorrer de a pessoa pecar pelo excesso, o que é igualmente prejudicial. Por exemplo, se você consumir proteínas demais, o funcionamento dos seus rins pode ser afetado. Algumas vitaminas, quando consumidas além da conta, podem se tornar tóxicas. Já gorduras e carboidratos em demasia podem fazer você ganhar peso e também desenvolver doenças cardiovasculares.

De acordo com Adriana, uma dieta balanceada deve incluir alimentos como frutas, que são fonte de fibras e de vitaminas; verduras e legumes, que fornecem vitaminas e minerais; e ingredientes integrais variados, pois são melhores no aspecto nutricional, já que não provocam picos de insulina.

Adapte a alimentação às suas necessidades

Agora, se a ingestão de alimentos para o homem deve ser balanceada, por outro lado ela também precisa ser específica. Segundo Adriana, o termo "dieta" tem relação com os hábitos alimentares individuais, ou seja, com a rotina alimentar de cada pessoa. Portanto, é fundamental procurar a ajuda de um nutricionista para montar um cardápio individualizado.

No entanto, é possível tomar alguns cuidados gerais. Para quem quer emagrecer, é importante não ficar muito tempo em jejum. O ideal é comer de maneira fracionada, a cada três ou quatro horas. Assim, evitam-se tentações e ganha-se mais disposição para fazer as tarefas diárias e perder peso com saúde.

Já para quem quer ganhar massa muscular, é essencial aliar o cardápio à musculação. Além de comer de três em três horas, mantendo o metabolismo acelerado e evitando que o corpo use a massa magra do músculo para gerar energia, também é preciso saber o que comer antes e depois de treinar.

A alimentação pré-treino precisa conter ingredientes que vão fornecer energia, evitar a fadiga muscular, aumentar a massa magra, prevenir o catabolismo e hidratar os tecidos. Por isso, os carboidratos são os protagonistas. Evitam-se fibras e gorduras.

No pós-treino, os alimentos devem repor as reservar de energia, inibir a destruição de massa magra, contribuir para a construção muscular e repor o líquido que foi perdido no exercício. As refeições costumam ser mais completas e contar com mais proteína.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a importância dos alimentos para o homem? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecer
massa magra
pré-treino
pós-treino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ