Homem

25/11/2015 07:07 - Atualizado em 11/12/2016 10:22

Descubra como prevenir o câncer de próstata

Alimentação, atividade física e consultas regulares ao médico são formas eficazes de manter a saúde em dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Estar atento a maneiras de como prevenir o câncer de próstata garante um aumento significativo na qualidade de vida.

Esse é o segundo tipo mais comum de câncer entre o público masculino no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo. Porém, hábitos saudáveis podem aumentar as chances de cura.

médico indica a paciente como prevenir o câncer de próstata

O câncer de próstata no Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), são quase 70 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados por ano. Estudos mostram que, a cada dez casos, seis ocorrem em homens com mais de 65 anos.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir dos 50 anos busquem orientação profissional pelo menos uma vez por ano. Já para aqueles com histórico da doença na família, a indicação é de início da prevenção a partir dos 45 anos de idade.

Um levantamento preocupante revelou que mais da metade da população brasileira masculina nunca foi ao urologista. Os dados, levantados pela SBU em parceria com a Bayer, em 2015, apontaram que muitos homens compreendem a importância da consulta com um especialista, mas, mesmo assim, não visitam um profissional.

Saiba Mais
Saiba quais as chances de cura do câncer de próstata
Veja o que é preciso para vencer o câncer de próstata
Cirurgia da próstata: Quando decidir pela retirada do tumor

3 dicas de como prevenir o câncer de próstata

O tabu envolvendo o exame de toque retal, maneira mais eficaz de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, ainda é grande. No entanto, diversas campanhas procuram conscientizar sobre a importância dessa avaliação médica para o aumento significativo nas chances de cura da doença.

Abaixo, confira algumas formas de ajudar a prevenir o câncer de próstata e desfrutar de mais saúde no dia a dia.

Alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, garante um melhor funcionamento para todo o organismo. Com um sistema imunológico fortalecido, o corpo fica mais preparado para lidar com adversidades. Além disso, alimentos ricos em licopeno, como o tomate, têm sido associados à prevenção do câncer de próstata.

Prática regular de atividades físicas

Independentemente da idade, a prática regular de atividades físicas é muito importante para manter o bom funcionamento do corpo, o que também contribui para a prevenção da doença. Caso você ainda não tenha uma rotina de exercícios, converse com seu médico sobre possibilidades saudáveis.

Consultas periódicas

A consulta médica é a forma mais eficaz de diagnosticar o câncer de próstata precocemente. É importante que a visita anual seja mantida a partir dos 50 anos - ou 45, caso haja histórico da doença na família. O exame de toque retal não dura mais que 15 segundos, é praticamente indolor e pode ser decisivo para a cura do câncer.

Não dê chance para o problema. Procure um urologista e mantenha seus exames em dia. Lembre-se que prevenir o câncer de próstata e outras doenças é um esforço diário, que melhora muito com um estilo de vida saudável.

O que você achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde da próstata
tipos de câncer
exame de toque
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ