Homem

23/09/2015 08:44 - Atualizado em 04/12/2016 01:14

Descubra 7 curiosidades sobre o sêmen

O volume e a qualidade do líquido podem sofrer alterações, dependendo da alimentação do homem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Desde as primeiras lições de biologia, já se aprende sobre a tarefa do sêmen na reprodução humana. Apesar de ser um assunto bastante comum, inúmeras pesquisas ainda estudam a função e outras curiosidades sobre essa substância.

Que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Que ele é fundamental para a formação de bebês, nós já sabemos. Porém, o Vivo Mais Saudável foi atrás de outras curiosidades sobre o esperma masculino. Acredite: existem informações que muita gente desconhece. Confira abaixo algumas peculiaridades.

semen casal se beijando na cama

7 curiosidades sobre o sêmen

1. Quantidade

É preciso apenas um espermatozoide para fecundar o óvulo e, ao "tentar a sorte", as chances de sucesso são bastante grandes. A cada ejaculação, o homem tende a liberar 200 milhões de espermatozoides. Portanto, se você não quer engravidar, mas também não investe em métodos contraceptivos, é melhor lembrar da camisinha.

2. Alimentação

A quantidade e até a qualidade do sêmen pode sofrer alterações conforme a alimentação do homem. Para a produção de espermatozoides saudáveis, o consumo do ácido DHA é um ótimo aliado. Essa substância é encontrada em peixes. Além disso, a ingestão regular de vitamina C também qualifica a secreção masculina.

3. Alergias

Você sabia que é possível ter alergia ao sêmen? O problema acaba se tornando um grande desconforto, pois coloca em risco todo o prazer da relação sexual. Desde coceiras leves até problemas mais sérios podem acometer homens e mulheres. Portanto, se é comum você desenvolver algum sintoma estranho após a transa, busque ajuda médica para identificar uma possível alergia.

4. Fertilização

Quem descobriu a existência dos espermatozoides no líquido foi Antony van Leeuwenhoek, em 1677. No entanto, o mistério da fertilização só foi compreendido em 1879. Inicialmente, acreditava-se que os espermatoizes carregavam humanoides, como se fossem pessoas em miniatura. A mulher atuaria apenas na incubação do bebê.

5. Velocidade

A velocidade média da ejaculação masculina é de 49 km/h. Pode acreditar! Por isso, o método do coito interrompido (retirar o pênis da vagina antes da ejaculação) é uma alternativa bastante arriscada para quem não quer engravidar. Além disso, durante toda a relação sexual, o homem pode soltar secreções que contenham espermatozoides.

Saiba Mais
Atração sexual: A ciência explica a natureza humana
Preservativo feminino é opção para o sexo seguro
Infertilidade: Entenda as causas da azoospermia

6. Fonte de vitaminas

O sêmen é composto por diversos nutrientes. Estima-se que 10% da substância sejam representados pelo esperma. O restante é uma mistura de cálcio, potássio, zinco, ácido cítrico, vitamina C, frutose e açúcar.

7. Sobrevivência

Os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias após a ejaculação. mas, de forma geral, o tempo médio de sobrevivência gira em torno de 48 a 72 horas. Por isso, também é preciso cuidado para evitar a gravidez. Mesmo que a transa tenha rolado fora do período fértil, a presença dos espermatozoides por mais dias pode levar à fecundação do óvulo.

A importância do preservativo

Não é novidade que, para a prevenção de uma gravidez indesejada, a camisinha é muito importante. No entanto, essa não é a única função. O preservativo oferece proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), impedindo que os órgãos genitais entrem em contato direto.

As DSTs causam desconforto, dores e até mesmo problemas imunológicos que acompanharão a pessoa pelo resto da vida. Por isso, é importante estar consciente sobre a importância desse hábito, além de fazer exames regulares para checar a presença das doenças.

Agora o Vivo Mais Saudável quer saber: qual dessas curiosidades sobre o sêmen é a mais impressionante? Deixe sua opinião nos comentários!

TAGS
ejaculação
esperma
espermatozoides
fertilidade masculina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ