Homem

07/12/2015 01:17 - Atualizado em 02/12/2016 04:41

DAEM prejudica a qualidade de vida na terceira idade

O problema atinge homens acima dos 40 anos e causa sintomas como falta de libido e disfunção erétil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), popularmente conhecido como andropausa, caracteriza-se pela diminuição da produção do hormônio testosterona. O problema acontece devido ao envelhecimento natural do homem e não possui causas específicas.

A deficiência do hormônio no organismo masculino, associada ao avanço da idade, provoca não só problemas que afetam a qualidade de vida, como a perda do desejo sexual e a disfunção erétil. Ela também contribui para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares, como obesidade e hipertensão.

senhor com DAEM

Entenda o que é o DAEM

Assim como a menopausa representa o fim da vida reprodutora da mulher e a queda dos níveis de estrogênio, o DAEM significa a diminuição dos hormônios no processo de envelhecimento do homem, principalmente da testosterona. Em geral, a produção desse hormônio reduz cerca de 12% a cada década de vida.

O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino é, então, um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição da concentração de androgênios no homem. Essa queda acontece gradativamente a partir dos 40 anos de idade.

Saiba Mais
Tire suas dúvidas sobre a reposição hormonal em homens
Andrologia: Conheça a especialidade médica que cuida do homem
Descubra como avaliar o seu nível de disfunção erétil

O problema é popularmente conhecido como andropausa, porém, segundo o urologista Dr. Afonso Bastos, esse não é o melhor termo para defini-lo. “Ao contrário do que acontece com a mulher, o DAEM não representa o fim da produção de hormônios e tampouco é um processo universal. Estima-se que 33% dos homens acima dos 60 anos terão esse problema”, explica.

O distúrbio acontece devido à diminuição da produção do hormônio masculino pelos testículos. Pode causar sintomas e estar relacionado com várias doenças. Alguns sinais são cansaço, perda de energia, diminuição da força e da massa muscular, aumento da gordura visceral, falta de libido e disfunção erétil.

Outras alterações percebidas são diminuição do número de ereções noturnas ou matinais, alterações do orgasmo, ejaculação retardada e diminuição do volume ejaculatório. O problema ainda pode acarretar sintomas psicológicos como alterações de humor, depressão, irritabilidade e dificuldade de concentração.

A idade é o principal fator de risco do DAEM, levando em consideração que a incidência do problema aumenta com o passar dos anos e a chegada da velhice.

idoso se alongando para prevenir o DAEM

Como tratar o problema

A principal forma de tratamento e controle dos sintomas de DAEM é com a terapia de reposição hormonal. O método é indicado somente quando o homem é diagnosticado com o problema e possui níveis baixos de testosterona no sangue.

Segundo a pesquisa internacional IPASS, apresentada no Congresso Anual da Associação Europeia de Urologia (EAU 2010), a terapia de reposição hormonal masculina reduz de 62% para 11% a falta de desejo sexual em homens diagnosticados com DAEM.

O estudo, que acompanhou 937 homens, também apontou melhoras significativas em aspectos como vitalidade, humor e capacidade de concentração.

O tratamento com hormônios só deve ser administrado quando indicado por um especialista. O procedimento contém algumas contraindicações, como câncer de mama no homem, sintomas urinários graves, apneia do sono grave e câncer de próstata não tratado.

A prevenção do DAEM pode ser feita controlando-se problemas de saúde como obesidade, hipertensão, diabetes, dislipidemias (presença de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides), sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e depressão.

Que achou das dicas de saúde? Conte para nós! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável para levar a vida com mais qualidade.

TAGS
disfunção erétil
envelhecimento
andropausa
depressão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ