Homem

22/02/2016 12:00 - Atualizado em 08/12/2016 06:05

Cultivar a barba pode fazer bem à saúde

Estudo sugere que bactérias presentes na região podem ajudar a combater outras mais perigosas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A tendência da barba se mantem com força total no universo masculino. Mais que uma característica do mundo da moda, ela se tornou objeto de pesquisa. É que os pelos faciais podem trazer benefícios para o organismo.

Um estudo publicado pelo Journal of Hospital Infection colheu material dos rostos de 408 funcionários de um hospital, tanto barbudos quanto de cara limpa. O objetivo era descobrir se os do primeiro grupo estavam mais propensos a carregar bactérias que poderiam causar infecção hospitalar. O resultado? Você confere a seguir.

homem de barba

Ter barba pode ser saudável

A pesquisa revelou que os homens que raspavam os pelos do rosto estavam mais propensos a carregar substâncias perigosas na face. O grupo dos bem barbeados continha três vezes mais Staphylococcus aureus resistente à meticilina, um antibiótico. A superbactéria é uma das principais responsáveis por grande parte dos casos de infecção hospitalar.

O estudo sugere que esses rapazes acabam lidando com a microabrasão, uma espécie de esfoliação da pele, devido à lâmina de barbear. Ao fazerem isso, tornam o tecido mais propenso à proliferação de bactérias.

Na série “Trust Me, I'm a Doctor”, da rede britânica BBC, pesquisadores constataram que os micróbios presentes na barba podem, inclusive, agir como uma espécie de toxina antibiótica contra outros micro-organismos. No estudo, foram identificados exemplares de Staphylococcus epidermidis, que, quando usada contra uma bactéria que causa infecção urinária, acabou matando-a instantaneamente.

Já outras pesquisas apontam que os pelos faciais devem, sim, ser considerados um perigo para a saúde. Um recente estudo norte-americano indicou que eles podem conter bactérias entéricas, as mesmas presentes nas fezes.

3 dicas para manter a barba bonita

Para garantir os benefícios, seja na saúde ou na beleza, é preciso desenvolver o hábito de manter cuidados diários. Abaixo, você confere algumas dicas para desfrutar de um visual impecável.

1. Limpeza

A higienização dos fios é fundamental. Apesar de poderem combater algumas bactérias, eles também contribuem para o acúmulo de impurezas e resíduos que podem comprometer a saúde da pele e do organismo. A recomendação é lavar a barba pelo menos duas vezes ao dia com sabonete neutro.

2. Manutenção

Mesmo que seu objetivo seja deixar a barba crescer, é preciso apará-la para manter um bom formato. Alguns retoques já são suficientes para deixar o visual bonito. Na hora de aparar, use um creme para barbear. e não sabonete.

3. Hidratação

Os pelos faciais e a pele do rosto demandam hidratação. Para evitar ressecamento, use um óleo hidratante ou creme para melhorar a aparência e, ainda, proteger a pele por baixo dos fios.

E então: vai ficar a favor dos barbudos ou dos homens de cara pelada? Deixe sua opinião nos comentários! E continue de olho nas dicas de saúde e beleza masculina do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pelos faciais
bactérias
manutenção da barba
barba grande

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ