Homem

13/12/2015 11:03 - Atualizado em 02/12/2016 04:16

Conheça os exames preventivos que todo homem deve fazer

Os check-ups ajudam a diagnosticar qualquer anomalia precocemente, aumentando as chances de cura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os exames preventivos garantem mais saúde e qualidade de vida para o homem. Apesar de existir a ideia de que o público masculino nem sempre busca ajuda médica, esse é um hábito muito importante.

Dr. Antônio de Moraes Júnior, coordenador geral do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, conversou com o Vivo Mais Saudável e trouxe algumas informações sobre esses exames e a sua importância. Confira quais são os testes indispensáveis para cada fase da vida.

homem fazendo exames preventivos

Exames preventivos em cada fase da vida

Nascimento

Os cuidados preventivos já começam na sala de parto. O pediatra deve fazer o exame físico geral do recém-nascido, na procura de possíveis malformações congênitas ou anomalias.

Caso seja verificada alguma doença congênita na genitália externa, como criptorquidia, hipospádia, epispádia, genitália ambígua e fimose, a criança deverá ser encaminhada ao urologista para que seja realizado o tratamento específico.

Puberdade

Na puberdade, quando há o início da elevação do hormônio masculino testosterona, inicia-se o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, como nascimento dos pelos pubianos e axilares, mudança da voz e acne.

"Essa fase necessita da avaliação do urologista para checar o desenvolvimento físico e fisiológico do jovem", orienta o médico.

Fase adulta

Já na fase pré-nupcial do homem, são realizados exames gerais e específicos, como o espermograma. A possibilidade de doenças sexualmente transmissíveis também deve ser investigada. É ainda na fase adulta que chega a hora do preventivo do câncer de próstata (CaP).

"Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, se o homem tiver história familiar de CaP, deve começar os exames preventivos aos 45 anos e, caso não tenha episódios de CaP na família, aos 50 anos", alerta Dr. Antônio.

Esses exames são o PSA (antígeno específico da próstata), o toque retal e a ultrassonografia da próstata. Eles devem ser feitos anualmente.

Saiba Mais
Hiperplasia prostática causa transtornos ao homem
Exercícios pélvicos podem melhorar desempenho masculino na cama
Identifique os sinais da candidíase no homem

Metade dos brasileiros não vai ao urologista

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. São cerca de 69 mil casos por ano registrados no país.

O tabu envolvendo o exame preventivo de toque retal, por exemplo, é um assunto bastante preocupante. O procedimento é fundamental para a detecção de qualquer anomalia em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com a farmacêutica Bayer, revelou que mais da metade dos brasileiros não estão em dia com seus exames preventivos e não consultam o urologista. Medo e falta de tempo foram os principais motivos apresentados pelo público masculino.

Além disso, o estudo revelou que os homens têm consciência sobre a importância da prevenção, mas, mesmo assim, não se consultam com o especialista.

O exame de toque retal não leva mais que 15 segundos e é praticamente indolor. Que tal deixar a vergonha de lado e garantir uma vida mais saudável? Deixe seus exames preventivos em dia e fique de bem com a vida!

Você tem o hábito de realizar check-ups? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde masculina
próstata
espermograma
dst

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ