Homem

02/03/2015 01:26 - Atualizado em 24/11/2016 10:29

Conheça as causas e os tratamentos para o reumatismo

O reumatismo abrange mais de 200 tipos de doenças e apresenta diversos sintomas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dores nas juntas e inchaço podem ser sinais de reumatismo, que engloba mais de 200 tipos de enfermidades nas articulações, músculos, ligamentos e tendões. A doença pode atingir qualquer pessoa, independentemente de sexo ou idade. As causas, sintomas e formas de tratamento variam de acordo com o tipo do problema.

reumatismo

Entenda o que é reumatismo

O reumatismo é considerado um extenso grupo de doenças que acometem articulações, músculos, ligamentos e tendões, todas de caráter não traumático, ou seja, não são causadas por acidentes ou traumas. Os tipos mais conhecidos são a artrite reumatoide e a artrose, que afetam cartilagens e articulações e provocam dor, deformação e limitação de movimentos.

No entanto, as doenças reumáticas não atingem apenas essas áreas, mas também órgãos internos, como coração, cérebro e rins. Na maioria dos casos, ainda podem afetar o sistema imunológico.

Qualquer um pode desenvolver alguma forma de reumatismo, sejam crianças ou idosos, mas existem tipos mais comuns, de acordo com a idade. De qualquer forma, a ocorrência é mais frequente em pessoas com idade avançada, predominando a artrose e a artrite reumatoide.

Causas e sintomas

As causas também são bem variadas, e muitas vezes são desconhecidas. As doenças degenerativas, por exemplo, ocorrem devido ao desgaste de alguma estrutura do organismo. Pode ser algo natural, desenvolvido com a idade, ou algo induzido, devido ao excesso de exercícios físicos.

A maior parte das doenças reumáticas é causada principalmente por fatores genéticos, a partir de históricos hereditários da enfermidade. Porém, também podem ser desenvolvidas devido a infecções bacterianas ou por vírus como o da hepatite e o HIV. Inflamações nas articulações ou em alguns órgãos também contribuem para o quadro.

Com o avanço da idade, também acontece a degeneração de partes do organismo, tornando os idosos mais susceptíveis a um ou mais tipos de reumatismo. Já os mais jovens geralmente adquirem alguma dessas complicações ao utilizarem mal o próprio corpo, com má postura ou movimentos repetitivos intensos, por exemplo.

Os sintomas mais comuns são o inchaço, a dor, a fraqueza e a restrição dos movimentos. Em alguns casos, também pode ocorrer queda de cabelo, dor de cabeça, lesões na pele, emagrecimento, febre e cansaço.

Ao perceber esses sinais, é importante procurar ajuda médica o quanto antes. Com o tratamento adequado, é possível conviver com a doença sem perder a qualidade de vida.

Tratamentos para o reumatismo

Como a doença engloba um grupo extenso de enfermidades, é muito importante identificar o tipo de reumatismo para seguir um tratamento efetivo e adequado. Se os casos não forem tratados ou acompanhados por um médico, o estado da lesão pode se agravar e trazer diversas complicações para a saúde.

Os tratamentos costumam começar com analgésicos e anti-inflamatórios para auxiliar no combate à dor. A fisioterapia é muito indicada para recuperar fisicamente o corpo e contribuir para o retorno dos movimentos. Outros tipos de terapias também podem proporcionar relaxamento e fortalecimento muscular, além de reduzir os incômodos do reumatismo.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
articulações
doenças reumáticas
artrose
artrite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ