Homem

27/09/2015 07:08 - Atualizado em 07/12/2016 07:37

Conheça 8 hábitos de higiene que ajudam a prevenir doenças

Usar cuecas soltinhas e de algodão é saudável e confortável para o dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que a ausência de hábitos de higiene pode ser o motivo pelo qual alguns homens estão morrendo de câncer de pênisPrevenida com comportamentos simples, a doença pode acarretar até mesmo a amputação do membro.

Males menos graves, porém ainda assim bastante incômodos, podem surgir em função de uma higiene íntima inadequada. Conheça alguns deles e saiba como preveni-los.

Maus hábitos de higiene e o câncer de pênis

O câncer de pênis é registrado principalmente entre pessoas de baixo nível socioeconômico. A dificuldade para obter informações e conhecer possíveis formas de prevenção é um motivo para que muitos homens desenvolvam a doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o paciente acometido apresenta primeiro úlceras na glande, no prepúcio ou no sulco coronal. Essa manifestação demanda exames para identificar se as lesões são malignas.

Em casos avançados da doença, pode ocorrer a metástase. Além de quimioterapia e radioterapia, em alguns casos é necessário amputar parcial ou totalmente o pênis. Por isso, é tão importante focar em hábitos preventivos. A higiene íntima correta é o principal deles.

homem lavando as mãos, um dos hábitos de higiene

8 hábitos de higiene e saúde indispensáveis

Quando ensinados desde a infância, os hábitos de higiene se tornam simples detalhes da rotina, garantindo a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e enfermidades mais graves. A seguir, conheça alguns comportamentos indispensáveis para a saúde masculina.

1. Lave diariamente a região genital com água e sabão. A higienização deverá ser redobrada após as relações sexuais e a masturbação.

2. Durante o banho, retraia a pele que recobre a glande. Lave com cuidado e certifique-se de retirar o esmegma - secreção acumulada de gorduras, óleos e células epiteliais. Não esqueça de higienizar também os testículos, a virilha e o ânus.

3. A cirurgia de fimose deve ser realizada durante a infância para ajudar a expor a cabeça do pênis. Quando escondida, algumas lesões podem não ser detectadas.

4. Usar preservativo é uma obrigação. Ele diminui as chances de exposição a bactérias e vírus, como o HPV e o HIV.

Saiba Mais
Higiene íntima masculina: Aprenda 6 cuidados básicos
HPV em homens: Como a doença se manifesta
Saiba quais são as principais doenças do pênis

5. Antes de ir ao banheiro, lave as mãos. Ao tocar o pênis com as mãos sujas, também há chances de infecções causadas por bactérias.

6. Após urinar, use um pedaço de papel higiênico para secar líquido que possa ter escorrido. Isso previne a proliferação de fungos, que adoram ambientes úmidos.

7. Aparar os pelos é uma dica importante. A depilação total, porém, pode trazer consequências desagradáveis, como a foliculite. A inflamação dos folículos capilares pode ser dolorida.

8. Aposte em cuecas de algodão ou no estilo samba-canção. Nada de tecidos sintéticos ou muito apertados!

Você sabia que a má higiene podia causar tantos problemas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
higiene íntima
saúde masculina
dst
câncer de pênis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ