Homem

22/12/2014 04:57 - Atualizado em 06/12/2016 01:28

Conheça 6 sinais da baixa testosterona no homem

A baixa testosterona pode causar problemas no humor e no desempenho sexual do homem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A testosterona, principal hormônio masculino, exerce  domínio sobre características físicas, comportamento e também no desempenho sexual masculino. É comum que ocorra algumas alterações nos níveis desse hormônio e, ao longo do tempo, se apresentem no homem características que indiquem a baixa testosterona no organismo.

O nível ideal do hormônio está entre 300 e 900 nanogramas para cada decilitro de sangue, variando de homem para homem. Depois dos 40 anos, quando se aproxima o início da andropausa - período semelhante à menopausa das mulheres - esse nível registra queda de mais ou menos 1% ao ano.

baixa testosterona

Como identificar a baixa testosterona

Para identificar possíveis casos de baixa testosterona, é indicado o acompanhamento de um médico especialista em saúde do homem, além de incluir esse exame na rotina de cuidados para que se possa prevenir futuros problemas relacionados ao hormônio.

No entanto, a baixa testosterona não é uma regra nos homens a partir de 40 anos. Alguns podem desenvolver o problema quando mais jovens. É possível identificar o transtorno a partir de alguns sintomas e a solução, assim como no caso da menopausa em mulheres, é feita com reposição hormonal.

6 sinais da baixa testosterona

Entre os sintomas estão alterações cardíacas, ejaculação precoce e alguns problemas respiratórios.
Confira alguns sinais que podem indicar a baixa testosterona:

1. Queda do interesse sexual

Esse é o sintoma mais comum e fácil de ser apontado por não necessitar de exames para sua identificação. A queda no interesse sexual está diretamente ligada a níveis mais baixos de testosterona no organismo, que pode causar a disfunção erétil ou perda da potência sexual. Um sinal frequente dessa queda é a falta das ereções ao acordar.

2. Sensação constante de fadiga

A fadiga, ou cansaço constante, pode ser um sinal de baixa testosterona, já que o hormônio é responsável também pela produção de energia. No entanto, como a falta de disposição pode estar ligada a diversos outros problemas de saúde, é necessário procurar um médico que possa diagnosticar a real causa do cansaço.

3. Falta de memória

Níveis mais baixos de testosterona também têm influência sobre o sistema nervoso. Alguns problemas de memória, cognição e concentração podem ser sinais de que o hormônio está sofrendo alterações no organismo.

4. Mudanças de humor

Assim como os hormônios femininos influenciam no bem-estar e na sensibilidade, o que se intensifica na TPM, a baixa testosterona também pode causar mudanças repentinas de humor nos homens. Estudos associam a depressão na terceira idade ao baixo nível desse hormônio no organismo masculino.

5. Alterações no peso

Um nível mais baixo de testosterona pode dificultar o ganho de músculos e propiciar o acúmulo de gordura corporal, principalmente na região do abdômen. Assim como nas mulheres, essa alteração hormonal também é responsável pela perda de massa, uma das principais causas da osteoporose.

6. Insônia ou agitação noturna

Como a testosterona ajuda a relaxar o corpo, a falta dela no organismo pode causar alguma dificuldade para dormir, que em alguns casos pode se tornar insônia ou agitação noturna. No entanto, como esse sintoma pode estar ligado a algum outro problema de saúde, é necessário que um médico avalie outros fatores que podem indicar a queda do nível de testosterona.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde do homem
testosterona
reposição hormonal
saúde sexual

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ