Homem

11/08/2014 09:00 - Atualizado em 22/11/2016 02:28

Confira quais são os principais problemas que atingem a próstata

Câncer e hiperplasia estão entre os problemas que atingem a próstata.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Responsável pela produção do líquido espermático ou esperma, que conduz o espermatozoide até o óvulo, a próstata é um órgão masculino que fica localizado logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A uretra, que é o canal que sai da bexiga para transportar a urina, passa pela próstata, onde forma a uretra prostática, responsável pelo canal ejaculador. Pela proximidade entre os dois órgãos, problemas que atingem a próstata podem interferir tanto na reprodução quanto no sistema urinário do homem.

Problemas que atingem a próstata

Os problemas que atingem a próstata podem interferir diretamente na qualidade de vida e têm de ser tratados rapidamente para que não acarretem em maiores problemas para a saúde do homem.

Hiperlasia ou hipertrofia benigna da próstata

O mais comum entre os problemas que atingem a próstata é a hipertrofia benigna da próstata. Normalmente a doença começa a aparecer nos homens depois dos quarenta anos e é agravada após os sessenta. Nesta doença acontece a multiplicação benigna das células da próstata o que faz com que o órgão aumente de tamanho e passa a comprimir a bexiga e a uretra.

Problemas que atingem a próstata
Urologista deve ser consultado para diagnóstico dos problemas que atingem a próstata. Foto: Shutterstock

Entre os principais sintomas que a doença apresenta estão a dificuldade para urinar, já que o homem se vê obrigado a fazer esforço para que a urina ultrapasse o canal da uretra comprimido, o jato urinário fica mais fino e perde a potência.

Outro mal causado pela doença é a dificuldade da bexiga em reter o líquido, algo que causa vontade de ir ao banheiro com muita frequência. Isso gera grande desconforto para o paciente, já que quando ocorre à noite, por exemplo, faz com que ele perca a qualidade do sono. Caso você esteja apresentando alguns destes sintomas, não deixe de procurar a ajuda de um urologista para um diagnóstico e tratamento mais precisos.

Câncer de próstata

O câncer é o mais grave entre os problemas que atingem a próstata. Ao contrário do que acontece na hiperplasia, as células que se reproduzem quando a doença aparece são malignas. As células prostáticas invadem os outros tecidos e podem gerar uma série de outros problemas. Esta é uma doença que, se não for tratada de forma adequada, leva o paciente à morte, por isso todo o cuidado é pouco.

Mesmo sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é também um dos que tem maior índice de cura, chegando a 95% se diagnosticado em fase inicial. Por isso é muito importante que todos os homens procurem o urologista a partir dos cinquenta anos de idade. Alguns homens ainda têm vergonha ou medo de realizar o exame de toque, mas ele é essencial para que a doença seja percebida.

Prostatite

O mais raro entre os problemas que atingem a próstata é a prostatite. Esta doença é a segunda principal causadora da infertilidade masculina. Em casos crônicos o homem desenvolve um distúrbio que impede que o espermatozoide se encontre com o líquido seminal. O problema tem maior incidência em homens com vida sexual ativa, e um dos seus principais causadores são as doenças sexualmente transmissíveis

Leia também:

Perguntas e respostas sobre a camisinha

Dor no pênis pode ser doença de peyronie

Conheça o tratamento para a disfunção erétil

Descubra quando a punção testicular é necessária

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também