Homem

25/06/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 11:00

Cirurgia para varicocele pode reverter infertilidade masculina

Cirurgia para varicocele tem maior eficiência com diagnóstico precoce.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Varicocele são varizes que se formam nas veias da região do escroto, onde ficam os testículos. Essa doença pode causar dor, desconforto e até infertilidade. A boa notícia é que a cirurgia para varicocele é eficaz em um elevado número dos casos - especialmente quando detectados de forma precoce.

Importância da cirurgia para varicocele

A varicocele é responsável por 40% dos casos de infertilidade masculina. Mas boa parte dos homens que descobrem a doença de forma precoce consegue reverter esse quadro e, então, produzir espermatozoides com a qualidade necessária.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O que é então a varicocele? Trata-se da dilatação dos vasos venosos que drenam o sangue que chega aos testículos através das artérias testiculares a fim de nutri-lo. O propósito seria que o sangue retornasse por esses vasos. Do lado esquerdo, esse vaso é uma veia tributária da veia do rim esquerdo, que percorre em torno de 15 cm para alcançar o testículo.

Quando o homem está ereto, para desembocar na veia renal e voltar à circulação, há uma guerra entre o sangue que precisa vencer a ação da gravidade. O que o ajuda é o fato de ele ser venoso e, portanto, constituído por válvulas que abrem, permitem a passagem do sangue e fecham para que ele não retorne. Isso impede a formação de coluna líquida e contínua de 15cm, 20cm, diminuindo a pressão nas áreas mais baixas do sistema.

A varicocele acontece quando existe alguma deformação nessas válvulas, e o sangue sobe com maior dificuldade, favorecendo o aparecimento de tortuosidades nas veias localizadas junto aos testículos na bolsa escrotal, sobretudo do lado esquerdo. O resultado é que elas se enchem de sangue para aumentar a pressão e vencer a resistência imposta pela força da gravidade. Uma das formas para regularizar a situação é a cirurgia para varicocele.

Sintomas e incidência da varicocele

Pode doer, mas não é a regra. Em geral, o que mais incomoda é o volume que aparece atrás do testículo, e os pacientes se queixam de que aparece um inchaço quando fazem força, pois a pressão dentro da barriga aumenta e fica mais difícil para o sangue subir.

O problema aparece comumente entre os 12 anos até os 25 ou 30 anos de idade. A tendência para tratamento é a cirurgia nas crianças, na pré-puberdade ou no início da puberdade, porque estudos mostram que o acúmulo de sangue nas veias dilatadas ao redor do testículo aumenta a temperatura. E a temperatura mais alta pode prejudicar o desenvolvimento do testículo.

Como é a cirurgia para varicocele 

A cirurgia para varicocele é realizada através de uma incisão na região inferior do abdômen, nas imediações da altura da incisão do apêndice. O objetivo é interromper o fluxo sanguíneo nas veias tributárias, de tal forma que o sangue opte por caminhos alternativos para efetuar uma drenagem melhor. Existem variações da técnica cirúrgica que permitem fazer a incisão um pouco mais alta ou mais baixa, mas o objetivo é sempre interromper o fluxo de sangue.

Se o exame físico revelar a presença de varicocele num adulto cuja esposa tem dificuldade para engravidar, a cirurgia para varicocele conseguirá melhorar a qualidade dos espermatozoides. O resultado promete elevar em 40% a 50% dos casos esta qualidade, o que poderá promover a gravidez em condições mais fisiológicas do que a fertilização in-vitro. A cirurgia para varicocele é mais agressiva, porque a doença pode prejudicar o desenvolvimento final do testículo esquerdo, que geralmente fica 10%, 20% menor do que o direito.

Você já soube de alguém que fez esse procedimento cirúrgico? Ou até mesmo você? Conte para gente um pouco da sua experiência, e como que foi o procedimento e o pós operatório.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ