Homem

23/08/2015 03:02 - Atualizado em 06/12/2016 03:34

Câncer de mama em homens também preocupa

Apesar de rara, a doença também merece atenção do público masculino.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar de conhecido como um mal que atinge as mulheres, o câncer de mama em homens acomete indivíduos acima dos 35 anos, índice que pode aumentar conforme a idade avança. O público masculino representa menos de 1% dos pacientes brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mas a doença não deixa de representar uma preocupação.

Um tanto diferente dos casos femininos, nos homens o carcinoma é detectado na maioria das vezes em estágio avançado, devido ao preconceito e à falta de conscientização sobre a importância de exames de rotina. Saiba identificar os sinais de tumor e entenda como a doença age no organismo masculino

cancer de mama em homens rapaz com fita rosa

Causas do câncer de mama em homens

De acordo com o Instituto de Oncologia (Oncoguia), o câncer de mama é um tumor maligno que surge nas células do tecido mamário. Esse grupo de células cancerígenas pode invadir outros tecidos e se espalhar para os demais órgãos do corpo.  

Embora alguns fatores de risco aumentem as chances do desenvolvimento do câncer de mama em homens, a causa é desconhecida na maioria dos casos. Veja abaixo quatro fatores de risco.

Níveis hormonais

O estrogênio é o hormônio que age nas células das mamas das mulheres para que cresçam. Quanto mais células se dividem, aumentam as chances de acontecerem erros nas cópias do DNA, alterações essas que eventualmente levam ao câncer na área.

Mutações genéticas

Alguns genes do nosso organismo contêm instruções que determinam como as células crescem, se dividem e morrem. Aqueles que aceleram a divisão celular são chamados oncogenes. Os que retardam a divisão ou levam as células à morte no momento certo são denominados genes supressores de tumor.

Nesse caso, o câncer pode ser causado pelas mutações no DNA, que levam ao aparecimento de oncogenes ou que desativam os genes supressores de tumor.

A maioria das mutações do DNA relacionadas ao câncer de mama em homens não são hereditárias. Apesar disso, ainda não está claro o que causa essas mudanças. Elas podem ser o resultado da presença de substâncias cancerígenas no ambiente ou na própria alimentação.

Já as mutações hereditárias aumentam o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer e são responsáveis ​​pela doença em algumas famílias.

Tratamento do câncer de mama em homens

Fique atento aos sinais do corpo:

- Protuberância ou inchaço, geralmente indolor

- Pele ondulada ou enrugada na região da mama

- Retração do mamilo

- Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo

- Inchaço nas axilas.

Para diagnosticar o câncer de mama, é necessária uma avaliação do histórico clínico e exame físico do paciente. Durante a consulta com o oncologista, será perguntado sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco e histórico familiar.

Saiba Mais
Sintomas de câncer de mama podem diminuir com exercícios
Autoexame ajuda a identificar câncer de testículo
Agrotóxico dos alimentos pode causar câncer

Os exames devem realizar uma avaliação da região da mama e das axilas para detectar sinais de câncer. Caso tumores sejam identificados, serão solicitados testes de imagem e biópsias para confirmação do diagnóstico e do estágio da doença.

Homens com câncer de mama podem recorrer a cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia para tratar a doença.

Existem dois tipos de tratamento: o local e o sistêmico. O primeiro consiste em tratar o tumor sem afetar o resto do corpo, caso da cirurgia e da radioterapia. O segundo utiliza medicações administradas por via oral ou venosa para atingir as células cancerígenas em qualquer parte do corpo, como acontece na quimioterapia e na hormonioterapia.

Além disso, é possível combinar tratamentos para destruir as células cancerígenas que podem ter restado após a cirurgia. Pode-se, também, utilizar a quimioterapia antes de uma cirurgia. Essa combinação é indicada quando os tumores alojados são grandes ou invadem estruturas vizinhas e dificultam a remoção. 

Você sabia que o câncer de mama também pode atingir o público masculino? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
oncologia
sintomas de câncer
câncer masculino
autoexame

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ