Homem

02/04/2016 05:00 - Atualizado em 03/12/2016 06:41

Bexigoma: Conheça sintomas do problema urinário

As doenças do sistema urinário devem ser tratadas por um médico especialista.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você sente que nunca está com a bexiga completamente vazia, ou então elimina pequenas quantidades de urina nas roupas íntimas, pode estar com alguma infecção. As doenças que afetam o funcionamento do sistema urinário são conhecidas como bexigoma. O termo também pode se referir a distúrbios de origem genética ou do sistema nervoso. Saiba mais a seguir.

idoso com bexigoma conversa com urologista

Sintomas e causas da bexigoma

A bexigoma pode causar complicações na hora de ir ao banheiro, ou mesmo incontinência urinária. Por isso, é necessário observar os sintomas e buscar acompanhamento desde cedo com um urologista, de modo que o quadro não evolua para problemas mais graves. 

Além da dificuldade para esvaziar completamente a bexiga, o paciente pode expelir jatos de urina de uma hora para outra. O xixi costuma sair em pequena quantidade. Também é comum ocorrer infecções urinárias de repetição.

Entre as principais causas da bexigoma, estão:

- Genética: caso, por exemplo, da doença da mielomeningocele

- Doenças neurológicas: cisticercose ou neuroesquistossomose podem causar esse quadro

- Compressão: geralmente causada por hérnia de disco

- Acidentes: se ocorrer lesão na coluna ou paraplegia, pode haver o problema

- Doenças degenerativas: caso da esclerose múltipla.

Tratamentos para a bexigoma

As doenças que englobam o termo bexigoma devem ser tratadas por um médico urologista. Se não medicadas, essas enfermidades podem evoluir para insuficiência renal e, em alguns casos, até mesmo a morte.

Alguns exames podem ser feitos para identificar qual problema está afetando o funcionamento do seu sistema urinário. O estudo urodinâmico é a principal análise para o diagnóstico de doenças. Avaliação clínica, ultrassonografia das vias urinárias, urografia excretora e a uretrocistografia também podem ser indicados pelo urologista.

É importante seguir todas as recomendações do médico durante o tratamento. Para o alívio dos sintomas, podem-se indicar medicamentos, aplicação da toxina botulínica, neuromodulação e alguns tipos de cirurgia.

Ainda tem dúvidas ou questionamentos sobre bexigoma? Então deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trato urinário
infecção urinária
bexiga cheia
urologista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ