Homem

30/07/2015 12:12 - Atualizado em 02/12/2016 02:26

Aumento das glândulas de Tyson ocorre sem causas conhecidas

A alteração não traz danos à saúde do órgão sexual masculino, mas preocupa os afetados devido à falta de informação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe o que são as glândulas de Tyson? São pequenas estruturas localizadas no corpo do pênis, que, quando aumentam de tamanho, ficam salientes e parecem bolinhas de espinhas esbranquiçadas. Todos os homens possuem essas glândulas, mas apenas uma pequena parte deles apresenta esse desenvolvimento aparente.

O problema não tem causas conhecidas e nem provoca alterações na saúde, por isso não exige tratamento. Porém, a maioria dos meninos que desenvolvem o aumento das glândulas se sente constrangida e até mesmo confusa, achando que está com alguma doença sexualmente transmissível (DST).

Entenda a função das glândulas de Tyson

As glândulas de Tyson são estruturas bem pequenas localizadas no pênis, que ficam entre a glande e o prepúcio, semelhantes a espinhas esbranquiçadas. A maioria da população masculina possui glândulas pouco desenvolvidas e elas quase não aparecem.

glandulas de tyson

Contudo, para cerca de 8% a 12% dos homens, elas aumentam de tamanho e se tornam hipertrofiadas. Isso acontece sem nenhuma razão ou causa específica, sendo considerada apenas uma questão genética.

A função das glândulas de Tyson é excretar substâncias que protegem o pênis e funcionam como um lubrificante natural do órgão genital masculino. O acúmulo desse sebo dá origem ao esmegma, secreção esbranquiçada que às vezes se deposita no corpo do pênis.

E quando as glândulas aumentam?

Quando as glândulas de Tyson crescem, o homem não sente nenhum sintoma ou alteração na função do órgão. O aumento só é percebido porque elas se tornam visíveis. Essa condição não é considerada uma anomalia, pois é apenas uma variante anatômica normal, que não traz nenhum problema para a saúde e nem exige tratamento.

Porém, o que incomoda mesmo é a aparência dessas glândulas salientes. Os homens que desenvolvem o aumento das estruturas se sentem constrangidos e, por falta de conhecimento, acham que aquelas bolinhas brancas podem ser sinal de alguma DST.

Às vezes, as glândulas aumentadas possuem um aspecto visual muito parecido com verrugas, o que assusta os garotos, principalmente os mais novos, que ainda estão descobrindo e conhecendo o próprio corpo. Outro fator que preocupa é que, durante a ereção, as glândulas também parecem momentaneamente maiores.

Nos homens em que as glândulas de Tyson são naturalmente mais desenvolvidas, elas se tornam proeminentes na adolescência. É nessa fase que os meninos começam a perceber as estruturas e sentem vergonha de pedir ajuda ou procurar um médico.

Por mais que as glândulas não apresentem qualquer dano à saúde do órgão sexual masculino, é importante que os homens, desde a infância e a adolescência, procurem um especialista sempre que perceberem uma alteração no pênis ou no saco escrotal.

Além de facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento de qualquer doença, essa também é uma forma de se informar e entender quando uma mudança é normal, como é o caso das glândulas de Tyson. Isso evita preocupações e constrangimentos desnecessários, que podem virar até mesmo um transtorno psicológico, como vergonha de se relacionar com outras pessoas.

Você já foi ao médico este ano? Por quê? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde masculina aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
andrologia
esmegma
urologia
bolinhas no pênis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ