Homem

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 11/11/2016 09:07

Atenção no dia dele: Você sabe se o seu pai está com a saúde em dia?

Filhos podem aproveitar a data para falar com seus pais sobre a importância de cuidar da saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O cuidado frequente para manter a saúde em dia deve começar desde o início da vida. Primeiro, nossos pais nos garantem isso, ficando de olho sempre que tem algo estranho conosco e também nos submetendo a exames de rotina, além de manter o calendário de vacinação atualizado. Quando entramos na vida adulta, é tudo por nossa conta.

Os cuidados para manter a saúde em dia devem ser redobrados a partir dos 40 anos, mas há muita gente que não adquiriu o costume de ir ao médico durante a sua vida e, portanto, chega nessa idade sem se cuidar da maneira adequada. O Dia dos Pais está chegando e, levando tudo isso em conta, um carinho muito mais valioso do que um presente material qualquer é conversar com o seu papai e convencê-lo a fazer todos os exames que ele precisa para averiguar se está tudo bem. 

Saúde em diaExames periódicos ajudam a garantir a saúde do seu pai ao longo dos anos. Foto: Shutterstock

Principais exames para manter o seu pai com a saúde em dia

Veja como você pode começar:

Check-up

O ideal para toda pessoa é que ela tenha um médico de família, clínico geral, que a acompanha há vários anos e, portanto, conhece como ninguém o histórico de saúde do paciente. Se esse mesmo profissional já atendeu outros membros da família, melhor ainda, pois o histórico familiar pode ser relevante em alguns casos. Se o seu pai tem o privilégio de contar com esse médico de confiança, o melhor é marcar uma consulta para que ele oriente um completo check-up, indicando os exames fundamentais de acordo com a sua idade e história.

Obesidade

De tempos em tempos é muito importante atentar para o seu índice de massa corporal (IMC). Ele vai indicar se você está de acordo, acima ou abaixo do peso ideal. O cálculo deve ser feito dividindo a quantidade de quilos que você pesa pela sua altura (em metros) ao quadrado. Se o resultado estiver entre 18,5 e 24,9, você está saudável. Mas é importante não se fiar apenas nesse cálculo – variáveis importantes que não são medidas aí são o perímetro abdominal e o índice de massa muscular.

Diabetes

Uma vez por ano, homens acima dos 30 anos de idade devem realizar o exame de glicose – ou de gordura no sangue. Em excesso, pode provocar a diabetes. Quando mais cedo essa condição for diagnosticada, mais fácil de ser tratada.

saúde em dia
Cuidados com a visão são importantes para ter qualidade de vida. Foto: Shutterstock

Visão

A partir dos 50 anos aumenta consideravelmente a chance de desenvolver alguma enfermidade relacionada à visão. É recomendado, além de uma consulta regular com o oftalmologista, um exame de pressão intraocular, que pode detectar a ocorrência de glaucoma.

Pressão arterial

A pressão arterial deve ser medida no mínimo anualmente, mesmo por homens sadios, sem histórico de doenças. Alterações na pressão podem indicar a probabilidade de ocorrência de AVC, insuficiência renal ou infarto, por exemplo.

Próstata

O famoso exame de toque retal deve ser feito anualmente por todos os homens com mais de 40 anos. Mas esse não é o único exame para detectar o aparecimento de câncer de próstata. O teste de PSA – que verifica o nível dessa proteína no sangue – é outro importante indicador da neoplasia.

Colesterol e triglicérides

É um exame que, entre jovens, deve ser feito a cada cinco anos, ao menos. Conforme a idade vai avançando, recomenda-se que seja feito anualmente. Ele vai fornecer ao médico um quadro geral da saúde circulatória – a partir dos resultados pode-se antecipar a possibilidade do desenvolvimento de uma série de doenças, sendo o teste muito importante para a prevenção.

Pele

Aquele sinal saliente na pele pode ser mais do que uma inofensiva marquinha. Décadas de exposição ao sol sem a proteção adequada podem culminar em câncer de pele. A maior parte é benigna, mas há também tumores malignos que podem ser fatais. Por isso exames dermatológicos são importantíssimos, pois podem detectar a neoplasia, seja qual for o seu tipo, precocemente.

Saúde dentária

Fazer um check-up com o dentista duas vezes por ano é fundamental para manter a saúde em dia na boca. No caso dos fumantes, recomenda-se diminuir o intervalo entre as consultas.

Saúde em dia, benefício para todos

Se o seu pai ficar reticente em realizar exames e cuidar de sua saúde, é bom lembrar a ele que seu bem-estar é garantia de alegria para toda a família.

saúde em dia
Pai com a saúde em dia é a garantia de uma família feliz. Foto: Shutterstock

Então, os exames em ordem não vão dar um sorriso apenas para o seu seu pai, mas para toda a família toda. Esposa, filhos e netos ficarão muito mais tranquilos sabendo que ele está cuidando de sua vida. O presente é para todos!

Avalie seu bem-estar: Seis testes para saber como vai sua qualidade de vida

De quanto em quanto tempo o seu pai tem feito check-ups? E você? Você acha importante a ida ao médico de quanto em quanto tempo? Deixe o seu comentário.

TAGS
check-up
ida ao médico
exames

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ