Homem

18/08/2015 04:06 - Atualizado em 05/12/2016 11:46

Ardência ao urinar pode indicar diferentes problemas

O sintoma, apesar de comum, pode significar um problema sério. Visitar um urologista é a melhor opção para se livrar do incômodo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A ardência ao urinar pode ser um sinal de que algo não está bem. Apesar da rotina agitada do dia a dia, quando isso ocorre, é preciso visitar um urologista imediatamente. O sintoma pode ser algo simples, facilmente tratado, mas, quando ignorado, o problema pode tomar maiores proporções.

Dr. Eduardo Bertero, médico urologista, esclarece que a ardência ao urinar é um sintoma, não uma doença. “No entanto, deve ser investigada e não deve ser considerada normal, independentemente do gênero”, completa o especialista.

ardencia ao urinar homem no hospital

Possíveis causas da ardência ao urinar

O médico urologista cita algumas causas que podem originar ardência ao urinar nos homens. Confira algumas delas:

Doenças de próstata

A prostatite é uma inflamação da próstata, glândula do aparelho reprodutor masculino responsável pela produção do sêmen e pelo transporte dos espermatozoides. Existem diferentes tipos de prostatite e, além da ardência, outros sintomas podem envolver dificuldade para urinar, micção frequente, dor ou desconforto no pênis e orgasmos dolorosos.

Infecções urinárias (cistites e uretrites)

A uretrite é uma inflamação na uretra, canal que expele a urina. Existem doenças causadas por bactérias ou vírus, mas a grande maioria acaba ocorrendo pela relação sexual sem proteção. Clamídia, gonorreia e herpes genital são algumas das DSTs que causam a inflamação no canal urinário.

Entre os demais sintomas, podem ser citados sangue na urina ou no sêmen, secreção no pênis, febre, dor e coceira.

Já a cistite é uma infecção na bexiga, que, geralmente, é causada por uma bactéria presente no intestino. Além disso, outros micro-organismos podem acabar acarretando a doença. Os sintomas são muito similares ao da uretrite.

Cálculos urinários

Esse é um quadro agudo que ocorre em qualquer ponto do aparelho urinário. Quado o cálculo se desloca para a parte central, próximo dos tubos coletores, provoca uma dor intensa e requer cuidados médicos imediatos.

A importância do especialista

Dr. Eduardo comenta que a ardência ao urinar, mesmo de forma isolada, significa que o homem deve procurar ajuda médica imediatamente. “Ainda mais se for constante ou seguida de outros sintomas”, alerta o médico urologista.

Após identificar a causa do problema, será necessário iniciar o tratamento adequado para a condição em questão. O profissional explica que, se for algo infeccioso, é necessário o uso de antibióticos. Já se envolver um tumor, uma endoscopia urinária deverá ser realizada, seguida da retirada do pólipo.

Uma doença de próstata deverá ser investigada e tratada com medicação ou cirurgia. O cálculo de via urinária, por sua vez, precisará de exame de imagem para depois ser tomada alguma conduta.

Para prevenir-se da ardência ao urinar, algumas atitudes saudáveis envolvem uma boa higiene pessoal, relações sexuais com uso de preservativo e visitas anuais ao urologista, acompanhada de exames de rotina.

Você já sofreu com o problema? Qual foi o seu diagnóstico? Lembre-se que um estilo de vida saudável é a melhor maneira de prevenir incômodos. Aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
prostatite
cistite
infecção urinária
dst

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ