Homem

18/09/2015 12:40 - Atualizado em 01/12/2016 06:42

Aprenda a prevenir as principais doenças do pênis

Bons hábitos colaboram para a saúde e o bem-estar masculino.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Múltiplos parceiros sexuais, maus hábitos de higiene ou falta de proteção durante as relações sexuais podem causar doenças do pênis. O problema compromete diretamente a qualidade de vida do paciente e precisa de cuidados para não progredir para quadros mais sérios.

O urologista Dr. Sidney Glina, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo-SP, explica que o pênis é um órgão atingido por vários tipos de doenças, desde as sexualmente transmissíveis - como gonorreia, sífilis, verrugas venéreas e condilomas causados pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) - até o câncer.

A região íntima pode ser afetada por micoses, doenças da pele, fimose - que é a impossibilidade de retrair a pele e deixar a glande descoberta -, doença de Peyronie e outros problemas. Conheça as principais causas e veja como evitar esses males.

homem na cama com doencas do penis

Causas das doenças do pênis

O médico explica que as doenças podem surgir por diversos motivos e em diferentes fases da vida. "A fimose, por exemplo, ocorre em qualquer idade e pode ser um problema congênito ou ir aparecendo com o tempo, geralmente por causa de infecções repetidas que levam ao estreitamento da ponta do prepúcio, que é a pele que recobre a glande", explica.

Já as doenças de pele podem decorrer de alergias. "Muitas vezes, o paciente tem uma reação alérgica a um medicamento e a lesão só é visível na pele do órgão sexual masculino", conta Dr. Sidney. As doenças sexualmente transmissíveis, por sua vez, são transmitidas pela atividade sexual sem proteção.

As micoses, chamadas de balanopostites, ocorrem geralmente por uma higiene não adequada ou por relação sexual com uma mulher que tenha micose vaginal, a candidíase. "No entanto, são muito mais comuns em homens diabéticos, principalmente quando a doença está descompensada", afirma o médico urologista.

A causa da doença de Peyronie não é conhecida, embora possa estar relacionada a traumas repetidos durante a atividade sexual, e é uma condição clínica que afeta de 4% a 8% dos homens com mais de 50 anos.

Já o câncer de pênis pode estar relacionado à falta de higiene e a infecções repetidas por HPV. Geralmente, ele aparece como uma pequena lesão na pele que, se não for tratada, pode crescer e afetar todo o órgão.

Saiba Mais
Parafimose causa dores e inchaço na região íntima
Faloplastia: Conheça o procedimento para aumento do pênis
Balanopostite: Descubra como tratar esta inflamação peniana

Consequências dos problemas

Segundo Dr. Sidney Glina, as consequências dependem muito do tipo de doença contraída. "Na maioria das vezes, se reconhecidas precocemente e tratadas, não trazem mais que um inconveniente passageiro e uma pausa na atividade sexual", esclarece.

Já no caso do câncer avançado, pode ser necessária a amputação de todo o pênis. A doença de Peyronie, por sua vez, costuma trazer impactos psicológicos, pois os homens costumam ficar muito preocupados ao perceber que a genitália está deformada. A própria deformidade pode dificultar a relação sexual, também.

A prevenção das doenças do pênis passa pelo uso de preservativos durante a atividade sexual e pela manutenção correta da higiene. Segundo o médico urologista, é preciso secar o pênis após a micção, principalmente se o homem tiver o prepúcio, e lavá-lo após as atividades sexuais.

"Ao identificar qualquer lesão no pênis, o homem deve procurar um urologista, pois é importante que essas doenças sejam tratadas o mais rápido possível", orienta o especialista.

Por fim, o médico alerta que é importante evitar traumas durante a atividades sexual. Ter relações apostando na posição da mulher por cima pode causar traumatismos e levar à formação de uma placa e uma consequente deformidade peniana.

Não deixe que as doenças do pênis atrapalhem a sua qualidade de vida! Procure orientação médica o mais rápido possível. Não esqueça de nos contar o que achou das dicas e de continuar de olho nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dst
Peyronie
fimose
hpv

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ