Homem

15/10/2014 09:28 - Atualizado em 22/11/2016 02:56

Anticoncepcional para homens pode entrar no mercado em 2017

Anticoncepcional para homens começará a ser testado no ano que vem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma ONG americana divulgou recentemente avanços obtidos em estudos a respeito de um anticoncepcional para homens. Conhecido como Vasalgel, o método apresentou bons resultados em testes com animais. Se a pesquisa progredir conforme a Fundação Parmesus projeta, o anticoncepcional estará disponível em 2017.

O anticoncepcional é aplicado p or meio da inserção de um gel nos vasos deferentes, canais pelos quais os espermatozoides são expelidos. A solução gelatinosa é formada por polímeros sem hormônios, que atuam bloqueando de forma duradoura o avanço dos espermatozoides pelo duto deferente. A solução é ministrada através de uma injeção simples diretamente no local, sem necessidade de cirurgia.

Anticoncepcional para homens x métodos contraceptivos

É possível apontar várias vantagens do anticoncepcional para homens em relação aos métodos contraceptivos usualmente utilizados. Queixas comuns dos adeptos da camisinha, como a falta de sensibilidade durante a relação, a dificuldade de colocar, a pouca praticidade, a “quebra do clima” e a possibilidade de rompimento são totalmente eliminadas pelo novo método. Além disso, em longo prazo o método tende a ser mais econômico, pois, segundo o instituto, não há necessidade de reaplicar o gel.

anticoncepcional-para-homens

Quando comparado ao anticoncepcional feminino, o método masculino é vantajoso pois não apresenta efeitos colaterais, já que não afeta o sistema hormonal ao impedir a formação de óvulos, como acontece entre as mulheres. Além disso, não há risco de esquecer de tomar o remédio, uma das causas da gravidez indesejada entre as mulheres.

O anticoncepcional para homens também apresenta vantagens em relação aos métodos cirúrgicos contraceptivos, como a laqueadura e a vasectomia, pois não é invasivo, não exige internação e tem reversão garantida.

Novo anticoncepcional para homens x vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia relativamente simples, que exige anestesia local e consiste na obstrução dos canais deferentes por meio de seu rompimento, sendo, portanto, semelhante ao método do Vasalgel. No entanto, o processo de reversão da cirurgia é complexo, pois uma microcirurgia é necessária, assim como o uso de equipamentos de tecnologia avançada. Além disso, o sucesso da reversão não é garantido: as chances variam conforme a idade do homem e o tempo em que o canal ficou interrompido.

O novo anticoncepcional, no entanto, pode ser facilmente revertido. Uma solução é aplicada no mesmo local em que o primeiro composto foi injetado, também através de uma injeção, e dissolve o gel que bloqueava a passagem dos espermatozoides. Assim, a fertilidade do homem fica assegurada.

Os testes realizados com animais apresentaram resultados positivos: três babuínos machos foram submetidos ao método contraceptivo e, depois, colocados em meio quinze fêmeas por seis meses. Ao término do período, nenhuma das fêmeas havia engravidado. Experimentos realizados com coelhos apresentaram resultados parecidos, não sendo encontrados espermatozoides no esperma. Estima-se que os primeiros testes com humanos sejam realizados em 2015 e que o método estará acessível ao público em geral a partir de 2017.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
anticoncepcionais
fertilidade
gravidez
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ